Ouro Preto – Passo à Praça Tiradentes


Imagem: Google Street View

O Passo à Praça Tiradentes existia desde a primeira metade do século XVIII, como mostra o “Livro de Receita e Despesa da Irmandade dos Passos”.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Passo à Praça Tiradentes
Localização: Ouro Preto-MG
Número do Processo: 75-T-1938
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 259, de 08/09/1939
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.

Descrição: Este passo já existia desde a primeira metade do século XVIII, como mostra o “Livro de Receita e Despesa da Irmandade dos Passos”, nos documentos alusivos aos pagamentos feitos a Manoel Francisco Lisboa, pela execução dos passos da rua. Localiza-se na praça Tiradentes, esquina da R. Conde de Bobadela, antiga Rua Direita do Pilar. Entretanto, numa das primeiras ilustrações da praça, pode-se notar que a porta do passo situava-se na R. Conde de Bobadela, e não como se encontra atualmente, isto é, na Praça Tiradentes. Em 1808, deve ter sofrido restauração ou reconstrução, conforme indica documento existente no Arquivo da Casa do Pilar. No século XX, passou também por restaurações empreendidas pela Prefeitura Municipal de Ouro Preto, supervisionadas pela SPHAN (atual IPHAN), nos anos de 1980 e 1981.
O Passo da Praça Tiradentes não tem estrutura arquitetônica autônoma. O cômodo faz parte da residência localizada na esquina da R. Conde de Bobadela. A função de passo pode ser percebida pela porta, que se diferencia das demais pertencentes à casa, por suas proporções superiores. Em seu interior encontra-se um altar de talha simples, parecendo datar do século XIX, e uma imagem pequena do Cristo com a Cruz às Costas, provavelmente do século XVIII.
Texto extraído de: SIMÕES, Josanne Guerra, FURTADO, Júnia Ferreira. Ouro Preto Revisitada: roteiro histórico de seus monumentos esquecidos. 1981.
Fonte: Iphan.

MAIS INFORMAÇÕES:
Patrimônio de Influência Portuguesa


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *