Palhoça – Igreja de Nossa Senhora do Rosário


Imagem: Google Street View

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Palhoça-SC, foi criada em 1750, é uma das três mais antigas de Santa Catarina.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome Atribuído: Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Localização: Enseada do Brito – Palhoça-SC
Número do Processo: Nº 105/98
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 2.997, de 25/06/1998

Descrição: A Paróquia Nossa Senhora do Rosário está localizada na cidade de Palhoça, precisamente ao sul, na Enseada de Brito, abrangendo 75% do seu território, deste 80% é considerado área de preservação.
Criada em 1750, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário é uma das três mais antigas de Santa Catarina, com mais de 250 anos e tombada pelo Patrimônio Histórico. Foi fundada em 13 de maio de 1750 pelo navegador português, Domingos de Brito Peixoto.
A igreja contém objetos religiosos com grande valor artístico, como a imagem de Nossa Senhora do Rosário, de São Francisco de Assis e de São Domingos, a Coroa e a Salva do Divino Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese.

Descrição: A Enseada de Brito deve seu nome ao bandeirante vicentista Domingos de Brito Peixoto, que ali se estabeleceu em 1675, antes de partir para novas missões.
A fundação oficial da freguesia da Enseada de Brito só ocorreu em 13 de maio de 1750, com a chegada dos imigrantes açorianos e a construção da Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
Atual Praça Inácio Paulo Dalri, a Praça da Enseada de Brito é conhecida desde 1710 e foi tombada pelo Patrimônio Histórico por ser a única em Santa Catarina que ainda conserva as medidas originais utilizadas pelos portugueses para a prática do comércio.
A Paróquia de Nossa Senhora do Rosário é uma das três mais antigas comunidades do litoral catarinense, fundada em 13 de maio de 1750.
A Igreja, tombada pelo Patrimônio Histórico, está localizada no Distrito de Enseada de Brito, abrangendo 75% do seu território, deste 80% é considerado área de preservação. Perdeu sua condição de Paróquia em 1975 e foi reativada em 13 de maio de 2000.
Fonte: IBGE.

Descrição: A construção tem a implantação padrão das vilas litorâneas do nosso Estado e se encontra voltada para a praça e para o mar. Possui planta retangular, e a sua fachada principal foi justaposta uma torre com três estágios, coroada por uma cruz, com aberturas em arco pleno, onde está situado o sino. Sua porta externa, também em arco pleno e bandeira fixa envidraçada.
Fonte: FCC.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Arquidiocese
IBGE
Rede social
UDESC


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *