Palmeira – Solar Conselheiro Jesuíno Marcondes de Oliveira e Sá


Imagem: CPC

Estima-se que o Solar Conselheiro Jesuíno Marcondes de Oliveira e Sá seja de meados do séc. XIX. Família que lidava com tropas de gado.

CPC – Coordenação do Patrimônio Cultural
Nome Atribuído: Solar Conselheiro Jesuíno Marcondes de Oliveira e Sá
Outros Nomes: Solar Jesuíno Marcondes
Localização: R. Coronel Pedro Ferreira, nº 223 – Palmeira-PR
Número do Processo: 24/70
Livro do Tombo: Inscr. Nº 24-II
Uso Atual: Museu Histórico de Palmeira – Dr. Astrogildo de Freitas

Descrição: Não se conhece a data exata de sua construção, no entanto estima-se que seja de meados do século XIX. O solar, localizado na cidade de Palmeira, é indissociável da família Marcondes de Oliveira e Sá e da família Araújo, tradicionais na lida de tropas de gado e incentivadoras do povoamento de Palmeira.
O Coronel Jesuíno Marcondes de Oliveira e Sá nasceu em Palmeira no ano de 1827. Em 1849, formou-se em Ciências Sociais e Jurídicas na Academia de Olinda. Chefe do Partido Liberal, é longa sua ficha de serviços prestados ao Paraná e ao Brasil.
Foi inspetor geral de Educação da Província do Paraná; dela foi vice-presidente entre 1878/9; foi deputado da Província nos biênios de 1854-55, 1856-57, 1860-61. Foi representante do Paraná na Câmara Imperial na 10ª, 12ª e 18ª legislaturas; Ministro de Estado dos Negócios de Agricultura, Comércio e Obras Públicas quando autorizou as comissões Keller e Jardim a efetuarem explorações para verificar a navegabilidade dos rios Iguaçu, Paranapanema, Tibagy e Ivay, mandou abrir uma estrada entre Palmas e Corrientes, impulsionou a abertura da Estrada da Graciosa e deu início a uma estrada entre Curitiba e o Porto de S. Francisco. Esta última obra foi sustada por ir contra os interesses dos conservadores de Paranaguá.
Estava à frente do governo da Província quando foi proclamada a República, de modo que foi último Presidente da Província do Paraná. Poucos meses após o advento da República, mudou-se com sua família para Genebra onde faleceu em outubro de 1903.
O tombamento do Solar Jesuíno Marcondes justifica-se por estar ligado a este vulto da história do Paraná, por suas características arquitetônicas e pelo fato de a família tê-lo doado ao município com uma cláusula que especifica seu uso para instituições ligadas á cultura.
Fonte: CPC.

Descrição: O Solar Conselheiro Jesuíno Marcondes de Oliveira e Sá, prédio que está localizado o Museu Dr. Astrogildo de Freitas, foi construído em forma de “L” numa área de aproximadamente 450m², sendo 228 m² no andar superior e o restante nas duas partes térreas. No andar superior estavam requintados móveis, onde ficava a família e uma grande sala para as festas. No andar inferior ficavam a parte de serviços e os quartos dos empregados, (provavelmente os escravos).
De acordo com a historiadora Vera Lúcia de Oliveira Mayer, não se tem uma data certa da construção do Solar, mas data de aproximadamente 1850, antes da instalação da Província do Paraná (1853). Quanto ao construtor, alguns historiadores alegam ser o próprio Jesuíno Marcondes, outros apontam seu tio, o capitão Domingos Inácio de Araújo, o qual era ligado ao ramo de construções. As características arquitetônicas são de estilo colonial, e tem como curiosidade a de ser a primeira construção da região em receber vidros em suas janelas.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
CPC
Academia Paraense de Letras
Vera Lúcia de Oliveira Mayer
Prefeitura Municipal
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.