Paracambi – Conjunto Fabril da Companhia Têxtil Brasil- Industrial


Imagem: Inepac

O Conjunto Fabril da Companhia Têxtil Brasil-Industrial, em Paracambi-RJ, foi tombado por sua importância arquitetônica, histórica e cultural.

INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Nome Atribuído: Conjunto Fabril da Companhia Têxtil Brasil- Industrial
Processo de Tombamento: E-18/300.031/84
Localização: Paracambi – RJ
Tombamento Provisório: 16/12/1985

Descrição: Edifício Central, Usina de Força, edificações complementares, Casa do Diretor e Capela Nossa Senhora da Conceição, situado na Avenida dos Operários.
Fonte: Inepac.

Descrição: O edifício central, concluído em 1871, era a unidade de produção do complexo fabril. Construção típica da arquitetura industrial inglesa da era vitoriana, de caráter funcional, apresenta forte volume quadrangular, torreões salientes e paredes em tijolos aparentes com apurado acabamento. A Companhia iniciou suas atividades em 1874, vindo a modificar o panorama da região. Empregou mestres e operários ingleses, bem como famílias alemães vindas de Santa Catarina. Em 1883, um incêndio destruiu toda a edificação que foi reconstruída em 1893, com acréscimo do bloco dos batedouros e instalação de luz elétrica. A fábrica representou importante papel no antigo povoado de Ribeirão dos Macacos, atual Paracambi, impulsionando o crescimento econômico e cultural da região. O conjunto tombado inclui o edifício central, a usina de força, a casa do diretor, a capela de Nossa Senhora da Conceição, inaugurada em 1880 e edificações complementares.
Fonte: Inepac.


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *