Pedras Grandes – Casa Centenária de Pedra


Imagem: Prefeitura Municipal

João Marcon, imigrante italiano, foi o construtor, primeiro morador e proprietário da Casa Centenária de Pedra, em Pedras Grandes-SC.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome Atribuído: Casa Centenária de Pedra (Casa Marcon)
Outros Nomes: Casa Marcon
Localização: Estrada Geral de Azambuja, s/n – Pedras Grandes-SC
Número do Processo: Nº 091/98
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 3.586, de 21/12/1998
Uso Atual: Pousada da Imigração

Descrição: João Marcon, imigrante italiano, foi o construtor, primeiro morador e proprietário da residência. Com a ajuda de famílias como os Quarezemim, os Garbelotti e os Felipe, Marcon concluiu a construção da casa em 1897. A edificação é considerada exemplar da técnica construtiva da primeira fase da colonização italiana na região. Após o falecimento de João Marcon, a casa passou para seu filho José. A edificação também foi residência das famílias de Frederico Scarduelli e de Valdemar Nanon, que a vendeu para Elzo Felipe, em 1973. Da década de 1970 até 1997 a edificação foi utilizada como depósito de caixas de uvas, quando foi contemplada com o Prêmio Estímulo à Restauração, do Projeto Cultura Viva do Governo do Estado; o valor do recurso, porém, cobriu apenas reparos urgentes. Em 2002 Elzo Felipe vendeu a casa para Isaltino Masiero.
A edificação tem pavimento térreo e sótão, o telhado é em duas águas. Foi construída em alvenaria mista de tijolos e pedras não aparelhadas. As paredes internas e laterais são de tijolos de barro aparente. O restante da construção, com exceção das telhas, é em madeira. As aberturas (janelas e portas) são em verga reta, e estão distribuídas simetricamente na fachada frontal, com a porta principal ao centro, na lateral há outra porta, conforme é possível ver nas imagens ao lado.
Fonte: UDESC.

Descrição: Edificação construída em alvenaria de pedra aparente, no ano de 1985. A cobertura é em duas águas e o complemento das empenas laterais é feito em tijolos. As esquadrias não são dotadas de vidros, somente de folhas cegas.
Fonte: FCC.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Site da empresa
Prefeitura Municipal
UDESC


1 comments

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *