Pedras Grandes – Casa dos Arcos Zaboti


Imagem: Google Street View

A Casa dos Arcos Zaboti, em Pedras Grandes-SC, foi construída por volta de 1900, e serviu como residência do imigrante italiano Fioravante Maziero.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome atribuído: Casa dos Arcos Zaboti
Outros Nomes: Casa centenária
Localização: Estrada Geral de Pedrinhas – Pedras Grandes-SC
Número do Processo: Nº 173/2000
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 5.919, de 21/11/2002

Descrição: Construída por volta de 1900, serviu como residência do imigrante italiano Fioravante Maziero. É um significativo exemplar da arquitetura ítalo-brasileira – que se desenvolveu na região do vale do Tubarão – e representa um período de prosperidade da região, compreendido entre o final do século XIX e início do XX.
Construída em alvenaria autoportante – ou seja, que serve como estrutura – de tijolos, tem um pavimento térreo e o sótão. Possui planta retangular e telhado em duas águas, coberto por telhas francesas. Os ambientes internos são espaçosos; um corredor central liga a sala e a cozinha – nos extremos da casa – aos demais oito cômodos. É conhecida como “Casa dos Arcos” devido às aberturas emolduradas em arco pleno, que na fachada voltada para rua são dispostas simetricamente. De cada lado, dois óculos – aberturas circulares – conferem luminosidade ao sótão. Os detalhes possuem inspiração clássica. O esmero das fachadas da edificação é contrastado com a simplicidade do pequeno anexo de serviço situado perpendicularmente em relação ao volume principal.
Fonte: UDESC.

Descrição: A edificação possui caráter excepcional pelas suas dimensões e características urbanas, apesar de encontrar-se implantada em área rural.

Desenvolve-se em pavimento térreo mais sótão, com planta retangular e telhado em duas águas. Suas aberturas são em arco pleno com janelas e portas em duas folhas de abrir e bandeiras fixas envidraçadas.
Fonte: FCC.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
UDESC


5 comments

  1. Cristiane MAziero |

    Bom dia! Gostaria de saber se há mais indícios sobre a família do senhor Fioravante Maziero. A curiosidade se dá, pois meu avô se chamava Fioravante Maziero e veio da Itália fixando residência por volta desse mesmo local. Se os fatos coincidirem como penso esse senhor é meu avô paterno o qual não conheci infelizmente.

      1. Samuel Silva |

        Boa noite Danubia. Sou tataraneto de Angelo Buratto e bisneto de Silvio e Fortunato Buratto. Você tem mais informações sobre a família Buratto?

  2. catarina comper |

    HOJE MORO LONGE DE PEDRAS GRANDES MAS NA 2ª SÉRIE ESTUDEI COM INÊS MAZIERO. AINDA MENINA ELA FALECEU NUM ACIDENTE NA MÓ DO MOINHO NAQUELE MESMO ANO.

  3. Daiane Filippi |

    História equivocada sobre essa casa. Essa edificação além de moradia, serviu de escritório dos engenheiros da ferrovia, na época FDTC. Além disso, as características também estão equivocadas quando comparadas com as demais edificações italo-brasileiras existentes na região.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *