Pedras Grandes – Casa Strauss


Imagem: Processo de Tombamento

A Casa Strauss, em Pedras Grandes-SC, demonstra o sistema construtivo e a história dos imigrantes. Tem parreiras de uva Goethe e Cantina de Vinho Colonial.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome Atribuído: Casa Strauss
Localização: Estrada Geral de Azambuja, s/n – Pedras Grandes-SC
Número do Processo: Nº 092/98
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 3.586, de 21/12/1998

Descrição: Com a chegada dos colonizadores, Pedras Grandes foi a primeira cidade do Sul de Santa Catarina a ser colonizada por imigrantes italianos. A vinda das primeiras 93 famílias se deu em 1877, porém seu crescimento econômico começou em 1884, com a implantação da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina – EFDTC em seu território. Logo, Berço da colonização italiana, Pedras Grandes possui em seu território diversos potenciais turísticos como edificações históricas, paisagens naturais, parque ecológico, entre outros potenciais que atraem turistas de diversos locais. Além disso, é viva ainda no dia a dia dos moradores, a cultura italiana e os hábitos de seus descendentes. Muito se preserva da fabricação de produtos coloniais, vinhos, embutidos, mas principalmente a gastronomia e o modo de vida cotidiana. Com pouco mais de 4 mil habitantes (segundo IBGE 2010 – 4.107 habitantes), Pedras Grandes possui 80% do seu território em área rural, sendo que sua economia depende cerca de 85% das pequenas propriedades rurais, ou seja, do pequeno agricultor. Com terreno bastante acidentado, o que torna o cultivo das plantações mais difíceis, faz também com que seja muito atraente, uma vez que montanhas e morros fazem parte deste cenário.
A abundância em água também é algo que atrai muitas pessoas, pois além de muita água cristalina, o município possui diversas cachoeiras, rios e riachos para banho. No verão, é freqüente a visita de moradores da região para esta prática. Com destaque também, podemos falar sobre o Vinho Goethe. Este vinho, exclusivo desta região, conseguiu, juntamente com os municípios vizinhos, o selo de identificação geográfica – Vales da Uva Goethe. Este selo demonstra a qualidade do produto feito nesta região e garante a exclusividade mundial deste produto. O selo de Identificação Geográfica foi o primeiro conseguido em Santa Catarina e o segundo a nível Nacional. Das cidades pertencentes a estes vales, Pedras Grandes é o principal produtor de Uva Goethe.
Além disso, diversas cantinas de vinho artesanal são fabricantes desse produto, o Vinho Goethe. Dessa forma também é a Casa Strauss que, além de demonstrar em sua arquitetura o sistema construtivo e a história dos imigrantes na época, tem em seu entorno, parreiras de uva Goethe e em Anexo a edificação, uma Cantina de Vinho Colonial para apreciação dos visitantes.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Exemplar em alvenaria de pedra, construído em 1890, de grande significado na sua relação com o meio rural. Caracteriza-se pela alvenaria mista de pedra e tijolo na fachada frontal. Compõe-se de pavimento térreo mais sótão, com cobertura em telha capa-canal, possuindo implantação de grande destaque na paisagem.
Fonte: FCC.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Renata Cardozo Bet
UDESC


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *