Pelotas – Antigo Banco Pelotense


Imagem: Google Street View

O Banco Pelotense foi fundado em 5 de fevereiro de 1906 e liquidada em 5 de janeiro de 1931.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Antigo Banco Pelotense, matriz em Pelotas e filiais em Cachoeira do Sul, Rio Grande e Santana do Livramento-RS
Localização: R. Mal. Floriano, n° 51 – Centro – Pelotas-RS
Portaria de Tombamento: 17/08/2019
Uso Atual: Agência do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul)

Descrição: O Banco Pelotense foi uma instituição bancária brasileira sediada em Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul. Foi fundada em 5 de fevereiro de 1906 e liquidada em 5 de janeiro de 1931.
Os pecuaristas e charqueadores gaúchos que, no início do século XX se concentravam principalmente em Pelotas, sentiam necessidade de uma instituição bancária que garantisse recursos financeiros para suas atividades, uma vez que os bancos então existentes preferiam direcionar financiamentos para o comércio e para a indústria.
Matriz do Banco Pelotense, em 1916 (acima) e nos dias atuais, como agência do BANRISUL.
Em 1906, conseguiram juntar três mil contos de réis como capital inicial do empreendimento, com o apoio de comerciantes e profissionais liberais. A 5 de fevereiro, em assembléia solene num clube local, foram aprovados os estatutos do banco e no dia 15 iniciaram-se efetivamente suas atividades.
O controle acionário ficou em poucas mãos. Dos principais acionistas, Plotino Amaro Duarte foi diretor do banco ao longo de toda a sua história, e o coronel Alberto Rosa desde a fundação até sua morte, em 1923, tendo à frente o Barão de Arroio Grande e o senador Joaquim Augusto de Assumpção.
O banco começou a funcionar em sobrado de propriedade do diretor Plotino, onde antes funcionava sua casa de câmbio. Também foram cedidos pelo diretor os dois primeiros funcionários da nova instituição.
Assegurado o controle pelos incorporadores, as ações remanescentes foram subscritas, individualmente em pequenas quantidades, por um grande número de subscritores, espalhados por várias cidades gaúchas, com destaque para Porto Alegre. Até mesmo instituições beneficentes adquiriram ações: a Santa Casa de Misericórdia e a Beneficência Portuguesa de Porto Alegre se tornaram grandes acionistas, com cerca de cinco mil papéis em conjunto.
Fonte: Wikipedia.

1906 – Matriz em Pelotas  e filial em Rio Grande
1907 – Uruguaiana
1909 – Porto Alegre
1910 – Alegrete
1911 – Bagé
1912 – Caxias do Sul, São Gabriel, Itaqui, São Borja, Cruz Alta, Santa Vitória do Palmar, Alfredo Chaves, Bento Gonçalves e Dom Pedrito
1913 – Quaraí
1914 – Estrela
1916 – Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul
1918 – Passo Fundo, Santa Maria da Boca do Monte, São Vicente do Sul, Rosário do Sul e Novo Hamburgo.
1919 – Rio de Janeiro
1920 – Belo Horizonte, Ponta Grossa, Juiz de Fora e Rio Novo
1922 – Curitiba
1924 – Jaguari, Ponte Nova e Ijuí
1928 – Erechim
1929 – Lajeado, Montenegro e Guaporé

CONJUNTO:
Cachoeira do Sul – Banco Pelotense
Pelotas – Banco Pelotense
Rio Grande – Banco Pelotense
Santana do Livramento – Banco Pelotense

MAIS INFORMAÇÕES:
O Correio
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *