Pelotas – Palacete Payssandu


Imagem: Ucpel

O Palacete Payssandu é uma das casas do escritor pelotense João Simões Lopes Neto. A frontaria é em estilo eclético com tendência neomourisca.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Palacete Payssandu – Casa do Escritor João Simões Lopes Neto
Localização: R. Barão de Santa Tecla, n° 392 – Pelotas-RS
Número do Processo: 002388-1100/11-0
Portaria de Tombamento: 46/2012
Livro Tombo: Inscr. Nº 114, de 06/12/2013
Publicação no Diário Oficial: 03/09/2012

Descrição: O Palacete Payssandu é uma das casas em que viveu o escritor pelotense João Simões Lopes Neto. Sob o aspecto arquitetônico, o palacete se destaca pela originalidade da frontaria, em estilo eclético com tendência neomourisca, presente em componentes e elementos decorativos. O palacete segue o gosto da arquitetura vigente no país na segunda metade do século XIX, cujas características podem ser observadas, como a implantação afastada dos limites do lote e a introdução do jardim frontal.
João Simões Lopes Neto – 1865/1916 – nasceu e viveu em Pelotas. Escritor e jornalista, tornou-se um ícone da literatura regionalista rio-grandense, tendo suas obras publicadas e amplamente divulgadas após sua morte. Membro de uma abastada família de charqueadores, morreu na pobreza, devido a empreendimentos mal sucedidos.
Simões Lopes Neto passou a residir no casarão da R. Payssandu, atual R. Barão de Santa Tecla, no início da década de 1880. O imóvel era de propriedade de seu pai, Catão Bonifácio Simões Lopes, que mudou-se da casa após o casamento do filho, em 1892, deixando-a de presente para o casal. Ali Simões Lopes Neto escreveu grande parte de sua obra. Em 1897 vendeu o imóvel, após quase duas décadas morando no local, transferindo-se para a casa à atual R. Dom Pedro II, que hoje é a sede do Instituto João Simões Lopes Neto.
Fonte: IPHAE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae
Ucpel


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.