Penedo – Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos


Imagem: Google Street View

O Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos, em Penedo-AL, foi primeiro convento foi fundado em 1661, a pedido dos habitantes.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos
Outros Nomes: Convento dos Franciscanos; Residência Maria dos Anjos
Localização: Penedo-AL
Número do Processo: 310-T-1942
Livro do Tombo Histórico: Nº inscr. 185, de 29/12/1941
Livro do Tombo Belas Artes: Nº inscr. 252-A, de 29/12/1941
Observação: O tombamento inclui todo o acervo do convento, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.

Descrição: O primeiro convento foi fundado em 1661, a pedido dos habitantes. O novo convento começou a ser construído em 1682, ficando prontas a capela-mor e a igreja da ordem terceira em 1689. Em 1694 estavam prontos os dormitórios dos religiosos. No século XVIII, o Convento teve sua arquitetura bastante enriquecida. Os adornos em pedra tem motivos fitomórficos, conchóides e de figuras humanas atarracadas e infantis que criam uma fantasia barroca muito criativa. O exterior do convento é sóbrio seguindo a linha das demais casas franciscanas do Brasil. O interior tem talha do século XVIII, em estilo rococó, onde se conserva a tradição da talha barroca do norte de Portugal. O interior da igreja tem influência das igrejas baianas.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Patrimônio de Influência Portuguesa
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.