Petrópolis – Casa do Padre Correia


Imagem: Iphan-RJ

A Casa do Padre Correia, em Petrópolis-RJ, foi construída em torno de 1750. Era paragem dos viajantes que percorriam o Caminho do Proença.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Casa do Padre Correia
Outros Nomes: Casa à Rua Castro Alves, 182; Fazenda da Posse
Localização: R. Castro Alves, nº 182, Corrêas – Petrópolis-RJ
Número do Processo: 196-T-1939
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 130, de 30/04/1940
Uso Atual: Colégio Padre Correia.

Descrição: A abertura da Variante do Caminho Novo favoreceu a ocupação entre o alto da serra e o Paraíba do Sul. Fazendas e sítios foram se instalando ao longo do caminho. Destas, três antigas fazendas no atual município de Petrópolis são exemplos notáveis da arquitetura rural setecentista da região. Todas são marcadas em sua composição por grandes telhados em quatro águas e varandas em madeira ao longo das fachadas. 
A Fazenda do Padre Correia, com a Capela de Nossa Senhora do Amor de Deus, foi construída em torno de 1750. Foi seu proprietário o padre António Tomás de Aquino Correia, e era um dos pontos preferidos de paragem dos viajantes que percorriam o Caminho do Proença, inclusive o príncipe D. Pedro, que tentou comprá‐la várias vezes. Trata‐se de vasto sobrado retangular que termina na capela, esta implantada numa elevação. A varanda fica entalada entre a capela e a residência. Seu balcão é caprichosamente entalhado em madeira, com colunas sustentando arcos abatidos. O altar‐mor da capela foi transferido para a Igreja Matriz de Correias.
José Simões Belmont Pessôa
Fonte: Patrimônio de Influência Portuguesa.

FOTOS:

VÍDEO:

Fonte: Iphan/RJ.

MAIS INFORMAÇÕES:
Portal do Patrimônio
Patrimônio de Influência Portuguesa


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.