Petrópolis – Palácio Imperial de Petrópolis, Parque e Quartel dos Semanários


Imagem: Secretaria de Estado de Cultura

O Palácio Imperial de Petrópolis, Parque e Quartel dos Semanários, em Petrópolis-RJ, foi tombado por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Palácio Imperial de Petrópolis, parque e Quartel dos Semanários
Localização: Rua da Imperatriz, nº 220 – Petrópolis – RJ
Número do Processo: 166-T-1938
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 304, de 23/09/1954
Uso Atual: Museu Imperial (Palácio Imperial)

Descrição: Fundada em 1940, por decreto do Presidente Getúlio Vargas, e inaugurado em 16 de março de 1943, o Museu Imperial está instalado no antigo Palácio Imperial de Petrópolis, morada preferida do imperador Dom Pedro II e sua família. O prédio foi construído por determinação do Imperador, às suas expensas, a partir de 1845 e a obra durou mais de 10 anos. A planta original foi encomendada ao Major Engenheiro Júlio Frederico Köeler. As obras foram iniciadas imediatamente e dirigidas pelo Major Köeler até o seu falecimento. Foi substituído por Joaquim Cândido Guillobel e José Maria Jacinto Rebelo, o projeto decorativo do edifício é de Manuel de Araújo Porto Alegre.
Edifício de linhas neoclássicas, com dois pavimentos de terraço sobre o pórtico. Duas alas laterais completam a fachada, que apresenta colunas jônicas e coríntias. No frontão, as armas imperiais, os dragões representativos da Casa de Bragança, o cetro imperial e a mão da justiça. Os jardins foram executados por João Batista Binot. Foram utilizados nos soalhos madeiras de melhor qualidade, tais como pequiá, jacarandá, pérola e canela e nas portas e alicerces, o cedro. Foram empregados em detalhes do prédio e na decoração dos jardins mármore e cantaria. Desde sua criação, o Museu Imperial reúne objetos representativos do 1º e 2º Reinados, tais como: mobiliário, pintura, esculturas, prataria, porcelanas, cristais, peças de indumentária. Encontram-se também em exposição as coroas Real e Imperial.
Fonte: Iphan.

INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Nome atribuído: Acervos
Localização: Petrópolis e Rio de Janeiro-RJ
Processo de Tombamento: E-18/001.681/2002
Tombamento Provisório: 30/12/2002

Descrição: Acervos: Bibliográfico e Arquivístico da Biblioteca Nacional, Bibliográfico e Arquivístico do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Arquivístico do Arquivo Nacional, Arquivístico do Arquivo Histórico do Museu Imperial de Petrópolis, Arquivístico do Arquivo Noronha Santos pertencente ao IPHAN, Bibliográfico da Biblioteca Noronha Santos (Atual Arq. Central do SPHAN) pertencente ao IPHAN, Arquivístico e Bibliográfico do Museu Histórico Nacional, Bibliográfico da Biblioteca Paulo Santos, sediada no Paço Imperial, Arquivístico da Mapoteca do Itamarati, Arquivístico do Serviço de Documentação da Marinha e Arquivístico do Arquivo Histórico do Exército.
Fonte: Inepac.

FOTOS:

VÍDEO:

Fonte: TV Brasil.

Fonte: Iphan/RJ.

MAIS INFORMAÇÕES:
A Casa Senhorial
Secretaria de Estado de Cultura
Site da instituição


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.