Piranhas – Sítio Histórico e Paisagístico


Imagem: Peter Louiz

O Sítio Histórico e Paisagístico, em Piranhas-AL, foi tombado por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Piranhas, AL: Sítio histórico e Paisagístico
Localização: Piranhas-AL
Número do Processo: 1508-T-2003
Livro do Tombo Histórico: Inscrito em 06/2006
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: Inscrito em 06/2006

Descrição: O sítio histórico e paisagístico de Piranhas foi tombado pelo Iphan, em 2004. Estão incluídos na área de tombamento o núcleo histórico da cidade, o distrito de Entremontes e um trecho de 13 km do rio São Francisco. O tombamento justificou-se pelos seus valores históricos, arquitetônicos e culturais, por ser a região representante da ocupação e conquista do Estado, desde o início do século XVIII, e da integração social e comercial da Região Nordeste.
Localizada no sertão do Estado de Alagoas, Piranhas se divide em “cidade de baixo e cidade de cima”, em uma região de caatinga cortada pelos rios São Francisco, Boa Vista (ou Piranhas), Urucu e Capiá. Um dos elementos destacados pelo Instituto, ao tombar este patrimônio, foi a preservação da paisagem do rio São Francisco, importante meio de comunicação e integração entre os núcleos urbanos nordestinos. O perímetro de tombamento possui em torno de 1.000 imóveis.
Piranhas ainda mantém seu casario colonial disposto irregularmente em morros e baixadas, onde a diversidade cultural e as tradições locais atraem muitos visitantes. O percurso turístico-cultural da Rota do Imperador, criado pelo governo estadual de Alagoas, em 2009, incluiu o município de Piranhas, por onde passou D. Pedro II, em 1859, em sua viagem à região do Baixo São Francisco.
São muitos os fatos históricos que fazem do lugar um cenário único e a cidade também tem sido escolhida como locação de filmes e novelas sobre o tema do cangaço. Destaca-se uma área de qualidade paisagística, onde a atração é o ambiente de contemplação do rio São Francisco.
Na área tombada estão casarios, igrejas e outros imóveis distribuídos pelos morros e baixadas, entre os quais a Estação Ferroviária, Torre do Relógio, Igreja Nossa Senhora da Saúde, Palácio Dom Pedro II, e o cemitério. Na comunidade de Entremontes, destaca-se a Igreja Nossa Senhora da Conceição.
Fonte: Iphan.

SECULT-AL – Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas
Nome atribuído: Sítio Tombado de Piranhas e Entremontes
Localização: Piranhas-AL
Resolução de Tombamento: Lei nº 6.650, de 19/12/2005
Livro de Tombo dos Edifícios e Monumentos Isolados

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
wikipedia
Iphan


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.