Piratini – Palácio Farroupilha


Imagem: Google Street View

O Palácio Farroupilha, em Piratini-RS, foi tombado por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Palácio Farroupilha
Outros Nomes: Palácio do Governo Farroupilha
Localização: R. Gomes Jardim, nº 104 – Piratini – RS
Número do Processo: 97-T-1938
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 152, de 05/02/1941
Uso Atual: Secretaria Municipal de Turismo – Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

Descrição: A Província de São Pedro do Rio Grande do Sul vivia momentos de tensão em 1835. O descontentamento com a política do governo central e a oposição entre conservadores e liberais, o estopim da Revolução Farroupilha, praticamente antecipavam o longo período de confrontos armados.
Na noite do dia 19 de setembro para o dia 20, após reunião na Estância das Pedras Brancas, ás margens do Lago Guaíba, Gomes Jardim, Onofre Pires e demais líderes do movimento atacaram e tomaram a capital da província, Porto Alegre, destituindo do poder o presidente Antônio Rodrigues Fernandes Braga, que fugiu para Rio Grande. Cerca de duas semanas depois de um grupo de rebeles farroupilhas ter ocupado Porto Alegre, cem homens deflagravam o movimento na Vila Piratini, comandados pelo capitão de milícia Antônio José de Oliveira Nico e por Domingos de Souza Neto, rendendo e destituindo as autoridades imperiais. As primeiras colunas de farrapos marcharam pelas ruas estreitas da vila, a 8 de outubro, sob a aclamação dos piratinienses. O movimento teve grande influência da Revolução Francesa, tendo em seus principais lemas a liberdade, igualdade e humanidade.
Por sua localização estratégica, no alto da Serras do Sudeste, e pela existência de dezenas de prédios próximos para a instalação dos comandos revolucionários, a vila tornou-se o centro de operações do movimento. Em dezembro de 1832, o coronel Antônio de Sousa Neto passou a chefiar a Legião de Guardas Nacionais da Comarca de Piratini, criada em 10 de setembro de 1835, pelo presidente da província, formada por quatro companhias recrutadas em Piratini, Canguçu, Cerrito e Bagé. Com 28 anos, comandou a coluna farroupilha que venceu, em 10 de setembro de 1836, em Seival, as tropas imperiais de Silva Tavares. A Legião organizada pela Câmara de Piratini com o nome de Corpo com 2 Esquadrões, totalizando 4 Companhias com as seguintes paradas: Piratini, Bagé, Canguçu e Cerrito. As Companhias de Piratini e Bagé formaram o 1° Esquadrão. As de Canguçu e Cerrito formavam o 2° Esquadrão. Ao 1° Esquadrão foram incorporadas soldados da Guarda Nacional dos atuais municípios de Pinheiro Machado, Hulha Negra e Candiota.
Fonte: Wikipedia.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipedia
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *