Pirpirituba – Estação Ferroviária


Imagem: Google Street View

A Estação Ferroviária, em Pirpirituba-PB, foi tombada por sua importância cultural para o Estado da Paraíba.

IPHAEP – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba
Nome Atribuído: Estação Ferroviária de Pirpirituba
Localização: R. Antônio Batista, n° 196 – Pirpirituba-PB
Decreto de Tombamento: Decreto n° 22.082, de 03/08/2001

Histórico do município: O município de Pirpirituba, deve o seu topônimo, segundo os estudiosos do assunto, a corruptela da palavra tupi-guarani “Peri-peri-tuba” que significa “onde nasce o junco” em face da abundância dessa ciperácea na região.

Situado no território onde originou o município de Guarabira, do qual foi parte integrante, Pirpirituba foi das primeiras áreas a serem percorridas pelo homem branco-portugueses e holandeses, estes por volta de 1641, em busca das riquezas da serra de Cupaoba situada na mesma região.
Pouco se sabe em relação a evolução histórica do município. Sabe-se, porém, que os fazendeiros Luiz Correia de Melo e Lourenço Cordeiro, pela segunda metade do século XIX, estabeleceram em suas fazendas os primeiros núcleos populacionais, sob a toponímia de Pirpirituba, que rapidamente se desenvolveram, graças ao cultivo e ao comércio do algodão.

A povoação foi elevada a categoria de vila em 1938, apesar de ser distrito de Guarabira desde 1892, até ser emancipado em 1953.
Fonte: IBGE.

MAIS INFORMAÇÕES:
Estações ferroviárias


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.