Pombal – Coluna da Hora e Praça Getúlio Vargas


Imagem: Google Street View

A Coluna da Hora e a Praça Getúlio Vargas, em Pombal-PB, foram tombadas por sua importância cultural para o Estado da Paraíba.

IPHAEP – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba
Nome Atribuído: Coluna da Hora e Praça Getúlio Vargas
Localização: Praça Getúlio Vargas – Pombal-PB
Decreto de Tombamento: Decreto n° 22.914, de 03/04/2002

Descrição: A coluna da Hora, considerada um dos cartões postais da cidade foi concluída pelo prefeito Sá Cavalcanti em 1940. Com seus 4 relógios sincronizados marcavam com precisão as horas para a cidade, quando no silêncio da madrugada, se ouvia perfeitamente o tempo morrendo em suas badaladas.
O serviço da Rádio Difusora, na Coluna da Hora, durante o dia e parte da noite levava a música, informações e notícias àqueles que passeavam na Praça Getúlio Vargas e adjacências.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Histórico do município: Em 1695, o capitão-mor Teodósio de Oliveira Ledo, se encontrava no sertão das Piranhas, no lugar conhecido como Arraial do Pinhancó, na tentativa de fundar uma povoação. O grande impedimento eram os índios tapuias, tribos Tarairiús – Curemas e Panatis, que habitavam a região.
Teodósio, em 1697, viajou a capital da Província e solicitou ao governador Manoel Soares de Albergaria, soldados, mantimentos, armas e munições para expulsar os índios do lugar. Atendido, Oliveira Ledo retornou e consegue “bom sucesso” frente aos indígenas, e funda em 27 de julho de 1698, a Povoação de Nossa Senhora do Bom Sucesso do Pinhancó (Pombal); há 309 anos.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.