Pombal – Estação Ferroviária


Imagem: José C.I. Jr.

A Estação Ferroviária, em Pombal-PB, foi tombada por sua importância cultural para o Estado da Paraíba.

IPHAEP – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba
Nome Atribuído: Estação Ferroviária de Pombal
Localização: R. Ver. Francisco F. Nóbrega – Centro – Pombal-PB
Decreto de Tombamento: Decreto n° 22.082, de 03/08/2001

Descrição: Quando ficou estabelecido o fornecimento da energia elétrica pelas turbinas do açude de Coremas, a Estação do Trem tornou-se um ponto de encontro quando nos dias da passagem da “Maria Fumaça”.
As ruas com seus postes e luzes claras ofereciam as moças e rapazes o passeio noturno até a Pedra da Estação, onde forneciam os flertes para os futuros namoros.
Em outros instantes os pombalenses que estudavam na capital e outras cidades, no retorno das férias, deixavam os parentes chorando na plataforma da Velha Estação.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Histórico do município: Em 1695, o capitão-mor Teodósio de Oliveira Ledo, se encontrava no sertão das Piranhas, no lugar conhecido como Arraial do Pinhancó, na tentativa de fundar uma povoação. O grande impedimento eram os índios tapuias, tribos Tarairiús – Curemas e Panatis, que habitavam a região.
Teodósio, em 1697, viajou a capital da Província e solicitou ao governador Manoel Soares de Albergaria, soldados, mantimentos, armas e munições para expulsar os índios do lugar. Atendido, Oliveira Ledo retornou e consegue “bom sucesso” frente aos indígenas, e funda em 27 de julho de 1698, a Povoação de Nossa Senhora do Bom Sucesso do Pinhancó (Pombal); há 309 anos.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.