Pombal – Igreja de Nossa Senhora do Rosário e Cruzeiro do Adro


Imagem: Google Street View

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário e Cruzeiro do Adro, em Pombal-PB, foi tombada por sua importância cultural para o Estado da Paraíba.

IPHAEP – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba
Nome Atribuído: Igreja de Nossa Senhora do Rosário e Cruzeiro do Adro
Localização: R. Cel. Cândido de Assis, s/n – Centro – Pombal-PB
Decreto de Tombamento: Decreto n° 22.914, de 03/04/2002

Descrição: Os antepassados tiveram a idéia de registrar a passagem do século XVIII para o século XIX, buscando um monumento duradouro que servisse de referencial para as futuras gerações. Surgiram várias idéias, muitas sugestões, sendo eleita aquela que possibilitou se erguer um Cruzeiro na frente da Igreja de Nossa Senhora do Rosário. O exemplo deu certo porque cem anos depois, na passagem do século XIX e o alvorecer do século XX, foi construído o segundo Cruzeiro, ao nascente da cidade, hoje próximo do sistema de tratamento de água da Cagepa. No ano de 2001, com objetivo de comemorar a passagem do século XX para o século XXI, foi erguido o terceiro Cruzeiro na entrada da cidade, ao lado da casa grande da fazenda ”Altinho de Dona Neca”.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Histórico do município: Em 1695, o capitão-mor Teodósio de Oliveira Ledo, se encontrava no sertão das Piranhas, no lugar conhecido como Arraial do Pinhancó, na tentativa de fundar uma povoação. O grande impedimento eram os índios tapuias, tribos Tarairiús – Curemas e Panatis, que habitavam a região.
Teodósio, em 1697, viajou a capital da Província e solicitou ao governador Manoel Soares de Albergaria, soldados, mantimentos, armas e munições para expulsar os índios do lugar. Atendido, Oliveira Ledo retornou e consegue “bom sucesso” frente aos indígenas, e funda em 27 de julho de 1698, a Povoação de Nossa Senhora do Bom Sucesso do Pinhancó (Pombal); há 309 anos.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:


Comentários

  1. Wilton de Sousa Aristides |

    E muito legal a história dos cruzeiros,pena queo segundo foi destruidor,pela prefeitura da cidade por atrapalha o calsamento do local,com um total desprezo da administração pública quanto a os patrimônios históricos

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.