Pomerode – Casa de Ovídio Siewert


Imagem: Iphan

A Casa de Ovídio Siewert foi construída pela família Siewert, por volta do ano de 1890, em  enxaimel, com vedação de tijolos aparentes.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Edificações e Núcleos Urbanos e Rurais relacionados com a imigração em Santa Catarina – Casa Siewert, Ovídio
Localização: R. Testo Alto, n° 7.875 – Testo Alto – Pomerode-SC
Número do Processo: 1548-T-2007
Livro do Tombo Histórico: Inscrito em 09/2015
Livro do Tombo Belas Artes: Inscrito em 09/2015
Santa Catarina – Roteiros Nacionais de Imigração

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Número do Processo: 207/2000
Localização: R. Testo Alto, nº 7.875 – Pomerode-SC
Decreto de Tombamento: n° 5.924, de 21/11/2002.

SEPLAN – Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento da Cidade
Nome atribuído: Casa de Ovídio Sievert
Localização: R. Testo Alto, nº 7875 – Testo Alto – Pomerode-SC
Imóvel de Valor Excepcional – P1 – em conformidade com o Anexo V da Lei Complementar nº 162/08 [Código Urbanístico]

Descrição: A edificação enxaimel foi construída pela família Siewert por volta do ano de 1890. A casa sofreu acréscimos na década de 1950, como a colocação de varanda frontal e guarda-corpo que ocupam toda a fachada do volume original. Outra intervenção recente, posterior a 2006, é o anexo lateral, construído em alvenaria.
A parte mais antiga da edificação é enxaimel, com vedação de tijolos aparentes. A planta original abrigava uma sala ladeada por dois quartos (com cada quarto em uma lateral) e cozinha na extensão dos fundos. A disposição da sala entre os dois quartos resulta numa fachada assimétrica, não costumeira nesse tipo de construção. A fachada frontal foi ricamente trabalhada, numa composição também rara no contexto da arquitetura residencial teuto-brasileira. Quase todos os painéis possuem colocação diferenciada de tijolos, destacando-se os localizados abaixo das janelas, formando desenhos geométricos singulares. As esquadrias de madeira também possuem elementos diferenciados, com peças trabalhadas com requinte.
Internamente o imóvel mantém o piso original de tábuas corridas.
O anexo lateral, recente, foi construído em alvenaria autoportante de tijolos aparentes.
Do conjunto edificado ainda fazem parte os ranchos de madeira nos fundos do terreno da casa, de dimensões variadas, formando um pátio de serviço, em uma disposição habitual nas propriedades rurais de Pomerode
Fonte: UDESC.

Descrição: Tombamento Federal.
Fonte: SEPLAN.

Descrição: Nos tombamentos Estaduais na região de ocupação teuto-brasileira temos a arquitetura enxaimel figurando no cenário rural, representados pela residência do colono isolada no lote ou por conjuntos comerciais, antigos pontos de parada de rotas comerciais. São, na sua grande maioria, exemplares com estrutura de madeira, em fechamento de tijolos aparentes, sendo comum a formação de desenhos na disposição dos tijolos. Excepcionalmente, nos casos mais antigos, os fechamentos se davam em taipa de mão rebocada. As edificações residenciais possuem grandes inclinações de telhado, disposto em duas águas que cobriam três áreas distintas, varanda frontal, corpo principal e cozinha aos fundos. Estas formam conjuntos com outras unidades de serviço como paiol, estábulos e estufas, sob ranchos de madeira com tratamento rústico e extensos telhados. Estes exemplares encontram-se muito bem representados no município de Pomerode.
Fonte: FCC.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
UDESC
Dossiê de Tombamento – Roteiro Nacional da Imigração – vol. 1
Dossiê de Tombamento – Roteiro Nacional da Imigração – vol. 2


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *