Pomerode – Comércio Haut


Imagem: Iphan

O Comércio Haut foi construída por Emil Rahn e Erich Beyer entre o final do século XIX e início do XX e teve como primeiro proprietário o Sr. Georg Haut.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Edificações e Núcleos Urbanos e Rurais relacionados com a imigração em Santa Catarina – Comércio Haut
Localização: R. Presidente Costa e Silva, n° 719 – Praça Erwim Zartrow – Testo Rega – Pomerode-SC
Número do Processo: 1548-T-2007
Livro do Tombo Histórico: Inscrito em 09/2015
Livro do Tombo Belas Artes: Inscrito em 09/2015
Santa Catarina – Roteiros Nacionais de Imigração

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Número do Processo:
200/2000
Localização: R. Presidente Costa e Silva, n° 719 – Praça Erwim Zartrow – Testo Rega – Pomerode-SC
Decreto de Tombamento: n° 5.924, de 21/11/2002.

SEPLAN – Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento da Cidade
Nome atribuído: Casa do Comércio Haut
Localização: R. Presidente Costa e Silva, nº 719 – Testo Rega – Pomerode-SC
Imóvel de Valor Excepcional – P1 – em conformidade com o Anexo V da Lei Complementar nº 162/08 [Código Urbanístico]

Descrição: A edificação foi construída por Emil Rahn e Erich Beyer entre o final do século XIX e início do XX e teve como primeiro proprietário o Sr. Georg Haut. Preserva suas características originais.
O Comércio Haut está construído em três patamares: porão, térreo e sótão. As proporções da água furtada corrida são detalhe excepcional na caracterização deste exemplar. As esquadrias são em madeira, pintadas de verde. No térreo, as janelas são compostas por duas folhas envidraçadas e abrem para fora. Já as janelas da água furtada, no piso superior, são divididas em quatro folhas, configurando a horizontalidade das aberturas; são igualmente envidraçadas, e também se abrem para fora. Protegendo os acessos ao interior do comércio, uma marquise apoiada por mãos francesas de madeira e coberta por folhas de zinco atravessa toda a extensão da fachada principal.
A edificação enxaimel possui ainda dois anexos: um, enxaimel, aos fundos, construído no final da década de 1980; outro, em alvenaria autoportante rebocada, construído na década de 1930. Este último funcionava originalmente como açougue e, atualmente, foi adaptado para abrigar uma loja de roupas.
Fonte: UDESC.

Descrição: A casa, foi adquirida por Georg e Olga Haut, em 1903 e abrigava a Comercial Haut. Construída em estilo enxaimel, caracteriza-se pela volumetria avantajada, com telhados de grande inclinação, de onde saem águas-furtadas e mansarda, que tinham a utilidade e iluminar e ventilar o espaço do sótão ocupado pela família. Outro importante elemento construtivo é a proteção da área frontal de atendimento comercial, por telhado sustentado por uma sucessão de mãos francesas.
Fonte: Fotos Antigas Pomerode.

Descrição: Edificação de volume avantajado, constituída de um pavimento, além do sótão e porão. As proporções da água furtada corrida podem ser consideradas como detalhe excepcional na caracterização deste exemplar. As aberturas, em grande número, possuem esquadrias com folhas de abrir envidraçadas.
Fonte: FCC.

Descrição: Propriedade de Erich Haut, Ruth Gaedtke e Lori Engels / Manfred Haut e outros – Tombamento Federal.
Fonte: SEPHAN.

Descrição: Nos tombamentos Estaduais na região de ocupação teuto-brasileira temos a arquitetura enxaimel figurando no cenário rural, representados pela residência do colono isolada no lote ou por conjuntos comerciais, antigos pontos de parada de rotas comerciais. São, na sua grande maioria, exemplares com estrutura de madeira, em fechamento de tijolos aparentes, sendo comum a formação de desenhos na disposição dos tijolos. Excepcionalmente, nos casos mais antigos, os fechamentos se davam em taipa de mão rebocada. As edificações residenciais possuem grandes inclinações de telhado, disposto em duas águas que cobriam três áreas distintas, varanda frontal, corpo principal e cozinha aos fundos. Estas formam conjuntos com outras unidades de serviço como paiol, estábulos e estufas, sob ranchos de madeira com tratamento rústico e extensos telhados. Estes exemplares encontram-se muito bem representados no município de Pomerode.
Fonte: FCC.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
UDESC
Fotos Antigas Pomerode
Dossiê de Tombamento – Roteiro Nacional da Imigração – vol. 1
Dossiê de Tombamento – Roteiro Nacional da Imigração – vol. 2


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *