Pomerode – Conjunto Rural de Testo Alto


Imagem: Iphan

O Conjunto Rural de Testo Alto, em Pomerode-SC, foi tombado por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Edificações e Núcleos Urbanos e Rurais relacionados com a imigração em Santa Catarina – Conjunto Rural de Testo Alto
Localização: Pomerode-SC
Número do Processo: 1548-T-2007
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: Inscrito em 09/2015
Regulamentação de Testo Alto

Descrição: Em Santa Catarina, no Vale do Itajaí e, especialmente na cidade de Pomerode, estão alguns dos lugares mais especiais do Brasil. Assim como Ouro Preto, São Luís, Salvador e tantas outras cidades históricas brasileiras internacionalmente reconhecidas, o Vale do Testo Alto é um dos lugares onde a riqueza e a diversidade do Patrimônio Cultural Brasileiro encontram sua maior expressão.
Desde a década de 1980, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) atua nesta região, tendo como uma das atividades principais a realização de estudos sobre o patrimônio – material e imaterial – da imigração no Sul do Brasil.
Milhares de quilômetros foram percorridos de norte a sul do Estado, em todos os municípios e localidades que surgiram a partir das colônias de imigrantes que aqui aportaram em meados do século XIX. Centenas de propriedades rurais foram identificadas e catalogadas e, ao final das pesquisas, concluiu-se que estão em Pomerode alguns dos mais importantes e expressivos exemplares da arquitetura teuto-brasileira, onde as tradições – das festas, da língua, da culinária – sobrevivem e são passadas de geração a geração, onde o contexto cultural está imerso em uma paisagem singular e exuberante.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphan


Comentários

  1. Iran Frello de Oliveira |

    Moro aqui em Pomerode e leciono História na Escola Dr. Amadeu da Luz em Testo Alto. como Professor da área, sinto orgulho deste feito. Sempre que tenho oportunidade faço menção a rica História da colonização alemã na região e seu legado cultural da preservação dos costumes e tradições. Como vocês podem me ajudar a incrementar minhas aulas de História e Geografia com materiais de vocês?

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.