Ponta de Pedras – Prefeitura Municipal


Imagem: Google Street View

A Prefeitura Municipal de Ponta de Pedras foi tombada pelo Departamento de Patrimônio do Estado do Pará.

Governo do Estado do Pará
DPHAC – Departamento de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural
Nome Atribuído: Imóvel da Prefeitura de Ponta de Pedras
Localização: Praça Antonio Malato, s/n – Ponta de Pedras-PA – Ponta de Pedras-PA
Data de Tombamento: 23/02/2005

Histórico do município: Desconhece-se, precisamente, a origem histórica do município de Ponta de Pedras, localizado na zona fisiográfica do Marajó e Ilhas. Sabe-se, porém, segundo crônicas, que fora fundado em 1737, com a criação da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição. Na época, a localidade denominava-se Mangabeira.
Após a proclamação da Independência, e, conseqüente adesão ao novo regime, em 1833, com a nova divisão da Província do Pará em termos e Comarcas, Ponta de Pedras teve o seu território anexado ao do município de Cachoeira. Essa situação perdurou até 1877, quando dali desmembrou-se para ser erigido em Vila e Município. Nessa condição permaneceu até a Independência do Brasil.
Entretanto, em 1930, em virtudes da criação do município de Arari, mais tarde Itaguari, os municípios de Ponta de Pedra e Cachoeira foram extintos e os seus territórios passaram a integrar ao da nova unidade autônoma, até que, em 1938, Itaguari passou a chamar-se Ponta de Pedras.
O topônimo atual, de origem portuguesa, foi dado ao município em virtude do acúmulo de pedras existentes ao seu redor. Já Itaguari, de origem indígena, significa ‘rio do morador das pedras’ ou ‘rio das barreiras’.
Aos habitantes do lugar dá-se o gentílico de ‘ponta-pedrenses’ ou ‘itaguarienses’.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:


1 comments

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *