Ponta Grossa – Antigo Fórum


Imagem: CPC

O Antigo Fórum de Ponta Grossa-PR foi inaugurado em 1928 e passou a abrigar o Museu Histórico da Universidade Estadual em 1982.

CPC – Coordenação do Patrimônio Cultural
Nome Atribuído: Antigo Edifício Fórum da Comarca de Ponta Grossa
Localização: R. Engenheiro Schamber, nº 654 – Ponta Grossa-PR
Número do Processo: 14/90
Livro do Tombo: Inscr. Nº 105-II

Descrição: Da inauguração do prédio em 1928, até 1982, ali funcionou o Fórum de Ponta Grossa. A partir de então passou a abrigar o Museu Histórico da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
O projeto se deve a Ângelo Lopes, a construção a Paulo Ferreira do Valle, a carpintaria a Roberto Amadio e o acabamento externo das fachadas aos mestres Rodolpho Roedel e os irmãos Max e Alberto Wosgrau. Ocupando terreno de esquina, sem recuo das testadas, o edifício ostenta uma fachada trabalhada em massa segundo um vocabulário diversificado, como de praxe no ecletismo em voga na época. Sobreelevado do nível da rua por um soco, o 1º pavimento, com a fachada tratada à bossagem, é ritmado por sequência de vãos com arquivolta, destacando-se entrada com grande porta vazada de ferro.
O pavimento superior apresenta sequência dos vãos idêntica à de baixo, mudando porém a forma para retângulos de cantos curvos. Destacam-se as duas janelas rasgadas abertas para as sacadas sobre a entrada e na esquina. O coroamento é feito por cornija denticulada e platibanda ornamentada com baixos-relevos de desenho geométrico. Destacam-se os frontões que interrompem as platibandas: um triangular, pontuando o eixo da entrada do edifício; e os outros três, curvos nas extremidades e na esquina.
O ritmo das fachadas é marcado por pilastras, sendo que algumas percorrem-nas da base à cornija e outras enquadram só os tramos do pavimento superior. São pilastras com caneluras rasas e capitéis toscanos.
Fonte: CPC.

Descrição: Foi inaugurado em 1928 para ser sede do Fórum da Comarca de Ponta Grossa. O Fórum funcionou neste local até 1983, quando o prédio passou a ser sede do Museu Campos Gerais da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Em 2005, o mesmo foi fechado para restauração, momento em que o Museu Campos Gerais mudou-se para o antigo prédio do Banestado, localizado na mesma rua desta construção.
Destaca-se na paisagem urbana, ao preservar suas características originais por meio de sua arquitetura imponente de estilo eclético e estar localizado na área histórica da cidade. O prédio foi tombado como Patrimônio Cultural do Paraná em 1990.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: No início do século XX, na esquina das Ruas Engenheiro Schamber e Marechal Deodoro, havia uma casa de taipa habitada por Francisco Barbieri, italiano que além de barbeiro também era dentista. O Estado do Paraná, durante a gestão do governador Caetano Munhoz da Rocha, adquiriu, em 17 de outubro de 1925, a velha moradia de Francisco Barbiei. A proprietária pertencia ao comerciante Coronel José Pedro da Silva Carvalho, mais conhecido como Juca Pedro, estabelecido na Rua Sant’Ana com revenda de secos e molhados, ferragens, louças e outros artigos. O terreno foi preparado para a construção de um imóvel destinado a abrigar o Fórum, que na época funcionava no mesmo edifício da cadeia.

Em 04 de Janeiro, chegaram em Ponta Grossa o Governador Caetano Munhoz da Rocha, o secretário de Estado Eneas Marques dos Santos e o Deputado Estadual Lindolfo Pessoa, para a solenidade de inauguração do novo Fórum. As chaves do prédio foram entregues ao prefeito Victor Antonio Baptista e as dependências da nova casa de justiça abençoadas pelo Padre João Lux. As dependências do prédio recém inaugurado eram superiores ás necessidades do judiciário desta comarca, que se limitava ao uso da maioria das peças do pavimento superior.
Em 05 de março de 1982, o Fórum mudou-se para as suas novas instalações. O prédio desocupado foi reivindicado pela Universidade Estadual do Paraná, sendo assinado entre as mesmas e o Governo do Paraná um contrato de comodato, publicado do Diário Oficial de Estado em 30 de julho de 1982. O acordo em pauta confere gratuitamente á Universidade o edifício do Fórum, para nele ser instalado um Museu.

O prédio do antigo Fórum foi restaurado procurando preservar as características arquitetônicas originais. No dia 28 de março de 1983 foi inaugurado o Museu Campo Gerais, que se propõe a armazenar, conservar e divulgar a memória histórica principalmente vinculada aos campos Gerais.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
CPC
Espirais do Tempo
Prefeitura Municipal
UEPG


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *