Ponta Porã – Modo de Fazer o Tereré


Imagem: Osvaldo Fernández Künzle

O Modo de Fazer o Tereré, em Ponta Porã-MS, foi registrado por sua importância cultural.

FCMS – Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul
Nome Atribuído: Modo de Fazer o Tereré, de Ponta Porã
Localização: Ponta Porã-MS
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 13.140, de 01/04/2011

Descrição: Tereré ou tererê é uma bebida típica sul-americana feita com a infusão da erva-mate (Ilex paraguariensis) em água fria. De origem guarani, pode ser consumido com limão, hortelã, entre outros.
Diferentemente do mate quente, no tereré a erva pode ser colocada em um vidro (que tem mais capacidade volumétrica do que o porongo, o recipiente tradicional para mate). No Paraguai, o recipiente para o tereré chama-se guampa e é, geralmente, feito de chifre de boi e, por vezes, adornado com prata ou outro metal. Faz-se também “mates” (recipientes para tomar mate) de palosanto (Bulnesia sarmientoi). No Paraguai, são fabricadas guampas inteiramente feitas de prata e ouro com alguns embutidos artesanais, mas agora muitas pessoas optam por comprar guampas de madeira ou de couro, totalmente revestidas de alumínio, com estilos modernos, cores personalizadas, logotipos, imagens e textos. Há também guampas de plástico.
Tradicionalmente, o recipiente usado para servir o tereré é a guampa, fabricado com parte de um chifre de bovino, com uma das extremidades lacrada com madeira ou couro de boi, e todo o seu exterior revestido por verniz. Usa-se, também, um copo de alumínio ou vidro, ou canecas de louça.
A bomba é utilizada para filtrar a infusão do tereré, para que não se absorva o pó da erva triturada. Estas são feitas normalmente de alumínio, e nunca devem ser feitas de ferro por causa da oxidação, que altera o sabor da infusão. Também é possível se encontrar bombas feitas de ouro, prata, alpaca e aço inox. Tanto a bomba quanto a guampa podem ter adereços com figuras dos símbolos da família, iniciais de nome ou pedras preciosas.
Por as folhas da erva-mate serem cortadas grossas, ao contrário do chimarrão, o tereré não tem tantos problemas com o entupimento. Quando isso ocorre, geralmente é devido a uma grande quantidade de mate em pó, indicando má qualidade da erva usada.
Quanto ao líquido a ser usado para a infusão, o mais popular no Paraguai e também no Brasil é água gelada e, opcionalmente, gotas de limão, ou até mesmo suco de frutas. No Paraguai, costuma-se adicionar ervas e plantas medicinais à água. Outras combinações também são possíveis, porém não indicadas pelos consumidores mais tradicionais.
Fonte: Wikipedia.

MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.