Porto Alegre – Calçamento da Rua dos Andradas


O Calçamento da Rua dos Andradas foi tombado pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre-RS por sua importância cultural para a cidade.

COMPAHC – Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural
Nome Atribuído: Calçamento da Rua dos Andradas
Localização: Rua dos Andradas, entre as R. Mal. Floriano e R. Dr. Flores – Porto Alegre-RS
Resolução de Tombamento: Decreto n° 9442/89
Inscrição no Livro do Tombo: n° 51, p. 72, de 06/06/1989

Descrição: Até 1860, o calçamento da Rua da Praia era feito à base de uma calha central, para a qual se inclinavam as calçadas laterais. O sistema de pista abaulada, com sarjetas adjacentes a cada um dos passeios começou a ser introduzido em meados de 1860, ficando pronto inicialmente entre as ruas Uruguai e General Câmara, a seguir entre a Uruguai e Marechal Floriano, depois entre esta última travessa e a Vigário José Inácio; em 1869 cuidou-se do trecho entre as ruas da Ladeira e Clara, isto é, entre a General Câmara e Gen. João Manoel. O trecho da subida, entre a Dr. Flores e Senhor dos Passos veio a ser concluído em 1874.

Este “novo” calçamento era ainda em pedras irregulares. A partir de 1885 se iniciaria a sua substituição por paralelepípedos. Em 1923, sob o governo do Intendente José Montaury, viria o calçamento em paralelepípedos de granito em mosaico, em duas cores, ainda existente entre a Dr. Flores e Marechal Floriano e entre a Caldas Júnior e General Portinho.

O calçamento foi substituído entre a Marechal Floriano e General Câmara pelo “Calçadão para Pedestres” introduzido na administração do Prefeito Guilherme Socias Villela. No trecho da subida entre a Dr. Flores e Senhor dos Passos, foi revestido por asfalto.

Em 1989 o trecho do calçamento entre a Dr. Flores e a Marechal Floriano foi tombado pelo Decreto Municipal n.º 9442. Neste trecho, o leito viário possui aproximadamente 7,00 metros, com calçadas de 2,50 metros, em média.

Entre as ruas Dr. Flores e Vigário José Inácio, predominam os paralelepípedos cinzas com pequenos losangos em paralelepípedos vermelhos. No trecho entre as ruas Vigário José Inácio e Marechal Floriano, os paralelepípedos vermelhos e pretos formam uma malha com grandes losangos intercalados.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


1 comments

  1. Francine Fischer |

    Um absurdo! Sebastião Melo acha que a cidade é dele. E que pode fazer o que bem entender.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *