Porto Alegre – Catedral da Santíssima Trindade da Igreja Episcopal do Brasil


A Catedral da Santíssima Trindade da Igreja Episcopal do Brasil foi tombada pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre-RS por sua importância cultural para a cidade.

COMPAHC – Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural
Nome Atribuído: Catedral da Santíssima Trindade da Igreja Episcopal do Brasil
Localização: Rua dos Andradas, n° 880 – Porto Alegre-RS
Resolução de Tombamento: Lei n° 4665/79
Inscrição no Livro do Tombo: n° 23, p. 16, de 14/10/1981

Descrição: Localizada à Rua dos Andradas, n° 880 e pertencente à Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – Província da Comunhão Anglicana, a Catedral da Santíssima Trindade iniciou sua construção em 1900 e foi inaugurada em 1903.

O engenheiro do projeto foi John Meen e o construtor Francisco Tomatis que junto com seu irmão construíram inúmeros prédios históricos em Porto Alegre, na época.

Por falta de recursos, a construção não foi realizada conforme o projeto arquitetônico original que incluía uma torre alta.

A catedral é caracterizada por sua arquitetura neo-gótica. Na fachada, destaca-se a nave central, mais elevada, com cobertura em duas águas e pórtico avançado até junto ao alinhamento. O corpo central é salientado por pináculos. As aberturas são em arcos ogivais.

O retábulo de madeira atrás do altar mor foi entalhado na década de 20 e foi o primeiro elemento tombado pelo Município. Em 1981 toda a Catedral foi tombada.

A partir da década de 30, foram sendo colocados vitrais coloridos com cenas bíblicas e símbolos cristãos, doados por membros da Igreja e confeccionados por artífices alemães da antiga Casa Genta, especializada em vitrais clássicos feitos com vidros importados e chumbo. A galeria para o coro, acima da porta de entrada, foi construída em 1945 pela Construtora Barcelos e Cia. Ltda. Em 31 de dezembro de 1949, a Igreja da Santíssima Trindade foi elevada à categoria de Catedral, tornandose a Igreja sede da Diocese Meridional de Porto Alegre até os dias de hoje. Nela está a Cátedra do Bispo Diocesano. A Igreja da Trindade foi o primeiro trabalho dos anglicanos no sul do Brasil.

Em 1957 foi feita uma reforma no piso da Igreja, sendo substituído o de madeira por ladrilhos.

O sistema atual de iluminação foi instalado na década de 70 e o desenho dos lustres foi feito por Jaury Lopes dos Reis.

O nome Santíssima Trindade foi dado para marcar o dia da primeira celebração religiosa realizada em Porto Alegre pelos anglicanos, em 1o de junho de 1890, dia que no calendário da Igreja Cristã era o Domingo de Santíssima Trindade.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *