Porto Alegre – Cervejaria Brahma


A Cervejaria Brahma foi tombada pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre-RS por sua importância cultural para a cidade.

COMPAHC – Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural
Nome Atribuído: Cervejaria Brahma
Localização: Av. Cristóvão Colombo, n° 545, 691 e 695 – Porto Alegre-RS
Resolução de Tombamento: Lei n° 1.030701.98.8
Inscrição no Livro do Tombo: n° 58, p. 92, de 14/05/1999

Descrição: A indústria da cerveja em Porto Alegre teve seu desenvolvimento na segunda metade do século XIX. Em 1873, foi inaugurada na capital rio-grandense a primeira fábrica de cerveja que pertenceu a Frederico Cristofel. Nos anos seguintes inauguraram diversas fábricas dentre as quais a Cervejaria Bopp foi a que mais se destacou. Foi fundada em 06 de outubro de 1881 à Rua Voluntários da Pátria, sendo neste período conhecida como “Fábrica da Figueira”.

Em 1910 deu-se a construção dos prédios no terreno situado à Rua Cristóvão Colombo nos 545, 691 e 695, no bairro Floresta.

Projetado por Theodor Wiederspahn, o mais importante arquiteto da imigração alemã radicado em Porto Alegre, construído por Rudolph Ahrons e decorado pela equipe de escultores de João Vicente Friederichs, o conjunto foi complementado por outras edificações contíguas, conformando um cenário edificado peculiar na atual paisagem da Av. Cristóvão Colombo, entre as ruas Santo Antônio e Ramiro Barcelos. Constitui-se em marco referencial da expressão dos imigrantes alemães no cenário da cidade, caracterizada pelo Ecletismo arquitetônico. Uma das peculiaridades apresentadas no prédio da Bopp se concentra sobre o conjunto da estatuária fachadista. Sua inauguração ocorreu no dia 27 de outubro de 1911. Foi considerado, no ano de sua inauguração, como o mais vasto prédio de cimento armado então vigente no país.

Posteriormente, várias das cervejarias iriam desaparecer do mercado, subsistindo apenas as cervejarias mais populares como a Bopp, Becker e Ritter, que eram possuidoras de um aparelhamento moderno.

No primeiro dia de julho de 1924, as indústrias denominadas Bopp Irmãos, Bernardo Sassen e filhos e sucessores de Henrique Ritter promovem uma fusão caracterizando-se em uma única empresa, dando ao estabelecimento comercial a denominação de Cervejaria Continental, que se instalou no edifício da antiga Cervejaria Bopp Irmãos, sendo assim aumentado e dotado de todos os recursos técnicos. Em 1946, esta foi adquirida pela Brahma, que se constituía uma grande empresa do ramo da produção de cerveja no Rio de Janeiro, permanecendo ativa até 1998. Neste ano a fábrica foi transferida para Viamão, tendo sido o imóvel vendido para o grupo Correio do Povo.

Em 1999, foram tombados os prédios da Fabricação, Fermentação, Caldeiras e Escritórios, além da chaminé, estando inscritos no Livro do Tombo sob o n° 58.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *