Porto Alegre – Chalé da Praça XV


O Chalé da Praça XV foi tombado pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre-RS por sua importância cultural para a cidade.

COMPAHC – Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural
Nome Atribuído: Chalé da Praça XV
Localização: Praça XV de Novembro, s/n – Porto Alegre-RS
Resolução de Tombamento: Lei n° 1.012013.98.6
Inscrição no Livro do Tombo: n° 56, p. 86, de 30/06/1998

Descrição: Funcionando como bar e restaurante desde 1911, construído com recursos do poder público municipal, o Chalé da Praça XV de Novembro tornou-se um tradicional ponto de encontro da cidade, por onde passaram várias gerações.

A qualidade da ambientação do Chalé na Praça é resultante de uma relação harmônica entre o prédio e o seu entorno, como também a solução bem proporcionada de sua composição arquitetônica.

O edifício manifesta a influência exercida pelo “Pitoresco” na arquitetura Eclética predominante no período, notadamente nos equipamentos relacionados à função de lazer. A planta baixa em esquema radiocêntrico, a simetria das elevações e a referência ao chalé e ao quiosque, evidencia também a hegemonia desta tendência na composição arquitetônica. Contudo, estão ainda presentes outras vertentes formais, denunciadas por alguns elementos agregados à edificação. Um exemplo disso encontra-se nos gradis de ferro, onde os motivos florais caracterizam uma sutil inserção da linguagem art nouveau no conjunto. As peças metálicas (grades e pilares) e o painel externo de madeira e vidro do pavimento térreo apresentam uma modulação e repetição de elementos que também reforçam a ascendência e repercussões da industrialização na estética arquitetônica.

A edificação é composta de dois pavimentos em planta octogonal, mais subsolo e mezanino, totalizando 195,23m2 de área construída fechada. O pavimento térreo abriga em seu salão principal o restaurante. O piso deste pavimento é revestido com ladrilho hidráulico decorado com motivos geométricos em branco, cinza e preto. Inserida nesta planta térrea, aos fundos do prédio, uma sala retangular serve de apoio e cozinha. Sobre o acesso principal do salão, há um pequeno mezanino, sustentado por tirantes. O acesso se dá por uma pequena escada metálica móvel. O pavimento superior constitui-se por um octógono menor e o terraço aberto, em anel.

O Chalé foi tombado em 1998 e mantém ainda hoje o uso original de restaurante.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


1 comments

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *