Porto Alegre – Clube do Comércio


O Clube do Comércio foi tombado pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre-RS por sua importância cultural para a cidade.

COMPAHC – Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural
Nome Atribuído: Clube do Comércio
Localização: Rua dos Andradas, n° 1085 – Porto Alegre-RS
Resolução de Tombamento: Lei n° 1.0277409.99.8
Inscrição no Livro do Tombo: n° 46, p. 47, de 29/07/1995

Descrição: O Clube do Comércio foi fundado em 1896 por comerciantes e feirantes que escolheram a Rua da Praia, rua de maior concentração da atividade terciária na virada do século, para construir sua sede.

Localizada em frente à Praça da Alfândega, antiga Praça da Quitanda, a sede foi construída em 1938 com fachada em estilo eclético, com manifestações de Art Déco e Art Nouveau por Dahne Conceição e Cia. Foi inaugurado em 1940.

Este clube foi um dos mais tradicionais da sociedade porto-alegrense, que durante décadas desfrutou desta sede no centro de Porto Alegre.

O volume externo original do edifício Clube do Comércio compreende uma estrutura de 13 pavimentos revestidos de sirex rosa. Os espaços relativos ao Clube ocupam os quatro primeiros pavimentos. A fachada destaca a área destinada ao Clube, com tratamentos especiais, que incluem a grande portada em ferro trabalhado no centro, ladeada por duas colunas coríntias em granito rosa. Sobre a entrada, distribuem-se quatro grandes janelas envidraçadas e duas colunas coríntias gigantes, que abrangem dois pavimentos. Acima desta região eleva-se o corpo principal do edifício com seis pavimentos-tipo, tratados em três áreas verticais de fachada. Os dois últimos pavimentos sofrem tratamento diferenciado, criando o coroamento do prédio.

Os espaços integrantes da Sede Social do Clube do Comércio, distribuem-se internamente da seguinte forma:

O Vestíbulo é composto por um corredor com piso de mármore e lustres artdéco e conduz ao Hall principal, onde se localiza a escada em mármore branco e preto iluminada pelos vitrais de vidro branco jateado, o balcão da chapelaria, ladeado por tocheiras de iluminação, e pelo elevador.

No primeiro pavimento destaca-se o Hall de espera, com piso de parquê e móveis em couro da década de 40; a antiga Sala de Bilhares Franceses, atualmente ocupada pelo Salão de Exposições, e a Sala da Diretoria, com mobiliário do século XIX.

No segundo pavimento encontra-se a Biblioteca e a Sala de Leitura, com piso em mosaico de madeira, móveis art déco e obras de arte. Esta sala se abre para a Praça da Alfândega; na parte posterior do prédio está localizado o grande Restaurante, o antigo Reservado e o Jardim de Inverno, com piso de ladrilho hidráulico.

No terceiro pavimento destaca-se o Salão dos Cristais (Antigo Dancing),revestido com painéis de espelho de cristal decorado fixados às paredes; o Salão de Baile, incluindo o piso em parquê, forro em forma de cúpula elipsoidal nervurada, os três lustres art déco, colunas, luminárias embutidas, os espelhos que revestem as paredes e o mezzanino. Na entrada deste espaço encontra-se a Chapelaria e o Salão de Chá, com portas envidraçadas e recantos semicirculares.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *