Porto Alegre – Fundação de Economia e Estatística


A Fundação de Economia e Estatística foi tombada pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre-RS por sua importância cultural para a cidade.

COMPAHC – Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural
Nome Atribuído: Fundação de Economia e Estatística
Localização: R. Duque de Caxias, n° 1691 – Porto Alegre-RS
Resolução de Tombamento: Lei n° 4665/79
Inscrição no Livro do Tombo: n° 38, p. 32, de 20/04/1990
Descrição: A atual Rua Duque de Caxias caracterizou-se como um dos espaços mais tradicionais de Porto Alegre, devido ao caráter aristocrático que lhe foi imprimido, tanto por ser um dos logradouros mais antigos de nossa cidade, como por abrigar prédios de expressiva importância, tais como o Palácio do Governo do Estado, o antigo Palácio da Presidência e a Catedral Metropolitana. Essa rua abrigou, também, várias residências da burguesia local, das quais pode-se citar a casa do Dr. Júlio de Castilhos, atualmente ocupada pelo museu que leva o seu nome.
Nesse contexto histórico, destaca-se o prédio de no 1691, antiga residência da família Parreira Machado e atualmente sede da Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser. Esse prédio pode ser considerado um símbolo da riqueza e do poder que sempre caracterizaram a Rua Duque de Caxias: possui arquitetura eclética, interpretação de modelos neoclássicos típicos da arquitetura burguesa do início do século. Sua compartimentação interna encontra-se em toda sua integridade e o seu tratamento é rico e original. São de grande beleza a pintura do forro do salão superior, bem como a confecção das portas, dos rodapés e rodaforros.
De acordo com a pesquisas realizadas para o tombamento, esta casa foi edificada em 1916, pela Sra. Edelvira Parreira Machado, sendo que, naquela ocasião, o prédio tinha o no 313 da Rua. A família e herdeiros dos Parreira Machado permaneceram na casa até 1935, alugando a mesma depois dessa data.
Em 1943, através de documento de Escritura de compra e venda da 1a Zona, o Estado adquiriu o imóvel, o qual já sediava o Departamento Estadual de Estatística (DEE) . Em maio de 1972, este Departamento transformou-se em Superintendência de Estatística e Informática e, mais tarde, em Superintendência de Planejamento Global. Em novembro de 1973, o órgão de estatística do Estado passou por nova alteração em sua natureza e estrutura, a qual deu origem à FUNDAÇÃO DE EC0N0MIA E ESTATÍSTICA, instituição criada através da Lei no 6.624, de 13 de novembro de 1973.
No ano de 1983, foi oficializado um termo de compromisso para a conservação do prédio com suas características originais, sem qualquer alteração de seu volume externo e de seu interior. A restauração, que iniciou em 1985, conservou todos os aspectos de sua arquitetura.
Por suas qualidades arquitetônicas e históricas, o tombamento deste prédio foi homologado pelo conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural em 20 de abril de 1990, e seu registro foi efetivado no Livro do Tombo sob o no 34, da página 32, pela Equipe do Patrimônio Histórico Cultural.
Fonte: Prefeitura Municipal.
MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.