Porto Alegre – Palácio do Vice-Governador


Imagem: Iphae

O Palácio do Vice-Governador destinava-se a hospedar o Conde Galezzo Ciano, genro de Benito Mussolini, em viagem pela América do Sul.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Palácio do Vice-Governador
Outros Nomes: Palacinho
Localização: R. Cristóvão Colombo, nº 300 – Porto Alegre-RS
Número do Processo: 1181-11.00SEDAC/95-8
Portaria de Tombamento: 02/96
Livro Tombo Histórico: Inscr. Nº 82, 28/12/1996
Publicação no Diário Oficial: 31/10/1996
Uso Atual: Escola de música e sede administrativa da OSPA

Descrição: O Palacinho foi construído pelo engenheiro italiano Armando Boni, que chegou ao Brasil em 1910. A construção do palacete, que destinava-se a hospedar o Conde Galezzo Ciano, genro de Benito Mussolini, em viagem pela América do Sul, foi encomendada pelo comerciante Santo Meneghetti em 1926. Em janeiro de 1954 o imóvel foi desapropriado por decreto pelo Governador do Estado, para sediar o Departamento Estadual do Serviço Público. Mais tarde passou a ser a residência oficial do Vice-governador, sendo hoje conhecido como Palacinho.
O prédio situa-se em terreno de esquina com aproximadamente 500 m². Construído em alvenaria no alinhamento do passeio público, apresenta porão alto com janelas gradeadas, dois pavimentos, um terraço e ainda um subsolo. Apresenta volumetria e frontaria basicamente neoclássicas e elementos mistos, que lhe conferem aparência eclética. O prédio é rico em ornamentos, frisos, vitrais e pinturas.
Fonte: IPHAE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae
OSPA
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.