Porto Alegre – Praça da Alfândega e Entorno


Imagem: Iphae

A Praça da Alfândega formava um conjunto de atividades que demonstram com clareza que ali era a porta de entrada da cidade.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Praça da Alfândega e Entorno
Localização: Porto Alegre-RS
Portaria de Tombamento: 06/87
Livro Tombo Histórico: Inscr. Nº 58, de 21/12/1992
Publicação no Diário Oficial: 17/03/1987

Descrição: O tombamento estadual compreende a Praça da Alfândega (antiga praça Senador Florêncio), o Largo dos Medeiros, o prédio da Antiga Alfândega (Secretaria da Receita Federal), e o prédio da Secretaria da Fazenda (que inclui a Antiga SDO – Secretaria de Desenvolvimento e Obras).
Na época em que o rio tangenciava a praça, em 1804, o Governador Paulo Gama solicitou que se erguesse uma “”ponte sobre o rio, com cais e trapiche para o desembarque de gêneros e serventia pública””. O local chamava-se Praça da Quitanda. O primeiro prédio da Alfândega foi construído em 1820. Em 1883 a praça passou a ser denominada Senador Florêncio.
Já no início do século 20, foi aterrada uma faixa de 100 metros para a construção do cais do porto, afastando a praça do rio.
Os prédios da Delegacia Fiscal, Alfândega, Correios e Telégrafos e hotéis formavam um conjunto de atividades que demonstram com clareza que ali era a porta de entrada da cidade. O local costumava ser ponto de encontro da população, onde podiam desfrutar de cinema, teatros, mesas e sombra para conversas, reunião de artistas, intelectuais e políticos.
Fonte: IPHAE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae
Prefeitura Municipal
Carla Betânia Reiher
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.