Porto Alegre – Residência Multifamiliar de 3 Pavimentos


 

A Residência Multifamiliar de 3 Pavimentos foi tombada pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre-RS por sua importância cultural para a cidade.

COMPAHC – Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural
Nome Atribuído: Residência Multifamiliar de 3 Pavimentos
Localização: R. Comendador Coruja, n° 261, 275, 277, 285 e 295 – Porto Alegre-RS
Resolução de Tombamento: Lei n° 1.020838.95.6
Inscrição no Livro do Tombo: n° 45, p. 45, de 29/11/1993
Descrição: Trata-se de uma residência multifamiliar construída no ano de 1925, em estilo eclético, com projeto do arquiteto Theo Wiederspahn. Possui três pavimentos e cinco economias independentes, uma das quais foi residência do arquiteto. Pertenceu a Adolphina Emilia Guilhermina Möller e após à sua herdeira Margot Möller Flores Soares até 1988, quando foi vendida aos atuais proprietários.
Apresenta um total de 405,00 m2 de área construída. Os apartamentos do térreo são compostos por uma sala, um dormitório, uma cozinha e um banheiro. O de fundos possui um terraço circular. O apartamento 1, voltado para a Comendador Coruja, possui na parte frontal o estar, com acesso direto para a calçada e um dormitório. Uma pequena circulação distribui para a cozinha, iluminada pela lateral direita do prédio e para o banheiro, iluminado por poço. O apartamento dos fundos possui acesso pela entrada lateral direita. Um hall em piso cerâmico dava acesso a uma circulação que distribuía para as quatro peças principais: estar/jantar, cozinha, dormitório e banho. O estar/jantar, voltado para os fundos, possui conexão com uma varanda circular com colunas jônicas.
No segundo pavimento os apartamentos possuem a mesma distribuição dos do térreo. O apartamento frontal abrigava o atelier do arquiteto. No sótão, o apartamento é mais amplo: possui estar na parte frontal, cozinha, banho depósito e lavanderia no corpo central e um dormitório aos fundos. Nas laterais, aproveitando o desnível do telhado, possui áreas de sótão e depósitos.
Em relação às características de seus elementos, o prédio possui estrutura portante de alvenaria de tijolo; cobertura em duas águas com telhas francesas. A fachada é dividida em duas faixas verticais principais; a da esquerda possui no térreo duas portas de entrada reentrantes, separadas por duas janelas com persianas; no andar superior projeta-se uma “bay-window” curva com três janelas com persianas, decorações ovais em massa e cobertura metálica. A faixa da direita possui no térreo uma saliência sextavada que abriga três janelas persianadas; no andar superior localizam-se apenas duas janelas.
O conjunto da fachada possui coroamento em frontão que mescla formas retas e curvas, apresentando uma janela centralizada. As esquadrias são em madeira na cor vermelho escuro, com portas principais de acesso junto à testada do terreno, sendo uma para acesso aos pavimentos superiores e a outra para a economia localizada no térreo. Os revestimentos das paredes externas são em reboco e pintura na cor amarelo ocre, azulejos trabalhados nos banheiros, pisos em parquê e cerâmica no pavimento térreo, ladrilho hidráulico, tabuado corrido e cerâmica no último pavimento (em forma de sótão); os entrepisos são em laje de concreto. Como bens integrados, o prédio apresenta vitral; peitoril de madeira trabalhada na escada interna; azulejos, louças e metais sanitários; gradis trabalhados em ferro e ornamentos da fachada em massa.
Fonte: Prefeitura Municipal.
MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *