Porto União – Castelinho da XV


Imagem: Google Street View

O Castelinho da XV, em Porto União-SC, foi tombado por sua importância cultural.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome Atribuído: Castelinho da XV
Localização: XV de Novembro, nº 435, esquina com R. Coronel Belarmino – Porto União-SC
Número do Processo: Nº 095/98
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 3.588, de 21/12/2002
Uso Atual: Casa Cultural Aníbal Khury – Castelinho

Descrição: A construção de 1929, conhecida pelos moradores como Castelinho, foi tombada como patrimônio histórico e abriga a Casa Cultural, que organiza exposições e eventos musicais com foco na cultura regional.

Nas paredes, as marcas do tempo não escondem e nem apagam a história que a antiga residência do professor Pedro Weinnand, sua esposa Ely Schultz e seus filhos José e Maria, construída em 1929 na cidade de Porto União. A arquitetura externa chama atenção pela beleza e também pela imponência de uma casa de luxo da década de 20. Na estrutura interna, além da rara pintura por todas as paredes, uma sala eterniza grandes nomes da arte universal, como Beethoven (compositor), Fiedrich Schiller (dramaturgo), Goethe (filósofo alemão) e Franz Liszt (pianista húngaro), através de uma verdadeira obra de arte no teto. As pinturas internas foram executadas pelos alemães Sr. Emil Schneider e Sr. Ernesto Bieberbach. As tintas eram preparadas com gesso, cal, seiva de cactos, corantes naturais como pó de sangue de boi e ainda clara de ovos e vinagre. A tela situada acima da porta da sala de visitas é a original da residência e foi pintada pelo Sr. Emil Schneider. As portas e janelas de madeira foram executadas pelo Sr. José Kretscheck (pai do atual morador de P. União) e pelo Sr. Ferdinando Moecke.O arquiteto alemão Adolpho Weingartner foi o responsável pelo projeto da residência. Ele trabalhou em nossas cidades até 1935 e projetou também a “Casa do Ferro”, o Colégio São José, o Hospital São Brás, a Casa de Cultura e outras residências. A construção iniciou em 1928 e levou um ano para conclusão. É composta de três pisos e o subsolo, onde era a escola de contabilidade e datilografia e ainda os cursos de marcenaria. Em 1989 após a morte de Dona Ely os quatro netos herdeiros da casa, venderam para o Sr. Aníbal Kury.

O imóvel foi cedido para ao município em 2002, pela família do Deputado Aníbal Cury. O Castelinho, localizado na esquina das ruas XV de Novembro e Coronel Belarmino, foi tombado pelo patrimônio histórico de Santa Catarina pelo patrimônio histórico Municipal. “Esta residência foi a primeira, e talvez a única por algum tempo, da região que tinha campainha. ”
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: A edificação, que demorou um ano para ficar pronta, foi construída em 1929 e serviu de residência do professor Pedro Weinnand e sua esposa Ely Schultz Weinnand. O projeto de construção foi do arquiteto alemão Adolpho Weingartner; as portas e janelas foram executadas por José Kretscheck e por Ferdinando Moecke, e as pinturas internas feitas pelo alemão Emil Schneider e Ernesto Bieberbach. No porão da residência funcionou uma escola de datilografia. Em 2002 a família de Aníbal Khury cedeu o imóvel à Prefeitura de Porto União, que transformou o local em Casa Cultural Aníbal Khury.

Bem implantada, a edificação possui bela vista da cidade de Porto União. Construída em alvenaria de tijolos rebocada, a casa possui dois pavimentos, além de sótão e porão. De composição eclética, o caráter medieval ao qual se deve o nome de Castelinho é dado pelos dois torreões voltados para a rua, nos extremos do andar superior, onde ficam os dormitórios. Voltadas para o quintal, há duas sacadas, com acesso, no térreo, pela sala de estar, e, no andar superior, por um dormitório. As aberturas são em verga reta com esquadrias em madeira envidraçadas; a verga da porta principal é ornada com motivos florais, assim como o teto dos dormitórios. A ornamentação da sala de música chama atenção pelo requinte e pelos medalhões pintados no teto com imagens do dramaturgo Friedrich Von Schiller, do escritor Johann Wolfgang Goethe e dos músicos Beethoven e Franz Liszt.
Fonte: UDESC.

Descrição: Construída em 1929, a edificação com dois pavimentos, sótão e porão é uma construção bastante sólida, em alvenaria de tijolos rebocada, com uma vista magnífica. Em dois extremos, no pavimento superior, onde estão os dormitórios, tem dois torreões, que dão o caráter medieval à sua composição eclética, e logicamente, razão pela qual é conhecida como Castelinho.

As aberturas são em verga reta guarnecidas de madeira envidraçadas, com bandeiras fixas e motivos geométricos. Vale ressaltar a belíssima portada do acesso principal com motivos florais na sobre verga.

Voltado para o quintal existem duas sacadas: uma com acesso pelo dormitório e a outra no pavimento inferior com acesso pela sala de estar. A sala de música, além das paredes decoradas com pinturas de moldes vazados tem, no teto, medalhões pintados por um artista alemão, retratando músicos clássicos.

A mobília dos dormitórios também recebeu pinturas especiais de pássaros e flores. O teto dos dormitórios possui pinturas com motivos florais.

Essa edificação é um exemplar importante para a identidade da cidade de Porto União.
Fonte: FCC.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
UDESC


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *