Poxoréu – Centro Histórico


O Centro Histórico, na cidade de Poxoréu-MT, foi tombado por sua importância cultural.

SEC – Secretaria de Estado da Cultura do Mato Grosso
Nome Atribuído: Centro Histórico de Poxoréu
Localização: Centro – Poxoréu-MT
Resolução de Tombamento: Portaria n° 015/2007, de 17/5/2007

Descrição: Tendo suas origens no garimpo, a fixação do homem a cidade se dá a partir de 1920, quando os primeiros moradores ali se fixaram, demarcando ruas e estabelecendo laços entre seus moradores. A preservação do Centro Histórico acontece em um momento de salvaguarda da memória de toda população de Mato Grosso, como já aconteceu em outros municípios, à identidade de todos mato-grossenses passa por este processo, pois ao tombarmos como patrimônio uma localidade estamos guardando para as gerações futuras suas raízes. A portaria de Tombamento nº. 015/2007 foi publicada dia 17/05/2007 no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso.
Fonte: Secult-MT.

Histórico do município: As origens de Poxoréu são garimpeiras. No fim do século XIX, garimpeiros procuravam infrutiferamente diamantes nas cabeceiras do Rio São Lourenço. Mas a 24 de junho de 1924, João Arenas Teixeira dirigiu-se à Fazenda Firmeza, de Antonio Barcelos, a fim de formar uma expedição ao Rio São Lourenço. Com Pedro José, José Pacífico, Antonio Diamantino, Rueda, Francisco Louzada, Félix Abadie e mais um companheiro foram examinando os cascalhos indicadores de diamante, as formas no jargão garimpeiro.
A região, já bem conhecida, apresentava rios ainda sem nomes. O primeiro diamante foi encontrado no dia 29 de junho e por isso deram o nome de São Pedro ao córrego. A notícia do diamante se espalhou e a região dos córregos São Paulo, Pombas, Sete, São Pedro sentiu a corrida garimpeira. A corrutela maior foi a de São Pedro.
Em 1927 ocorreu incêndio desolador em São Pedro e os garimpeiros mudaram-se para o sopé do Morro da Mesa, a 30 quilômetros da região explorada até então, às margens do Rio Poxoréu. Assentaram-se os começos de Poxoréu.
A primeira denominação do lugar foi Morro da Mesa, em referência ao exuberante morro que tem a forma de mesa talhada em arenito triássico. Posteriormente o nome foi alterado para Poxoréu. A denominação, de certa forma, foi uma homenagem ao povo boróro.
Fonte: IBGE.

MAIS INFORMAÇÕES:
IBGE
Secult-MT


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.