Rafael Jambeiro – Casa da Fazenda Paratigí do Barão


Imagem: Museu Sertões

A Casa da Fazenda Paratigí do Barão, em Rafael Jambeiro-BA, foi tombada por sua importância cultural.

IPAC-BA – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia
Nome atribuído: Casa da Fazenda Paratigí do Barão
Localização: Acesso pelo povoado de São Roque do Paratigi, à aproximadamente 18 km da sede municipal – Rafael Jambeiro-BA
Território de Identidade: Piemonte do Paraguaçu
Processo de Tombamento: Nº 001/2001
Resolução de Tombamento: Nº 11.290/08, de 04/11/2008
Livro do Tombo dos Bens Imóveis: Inscr. nº 91
Estado de conservação: De maneira geral, o edifício encontra-se em estado de conservação razoável, o que pode ser atribuído a uma série de fatores, dentre os quais cabe destacar o fato de ser ainda hoje mantida a sua primitiva função residencial.

Descrição: A atual sede da Fazenda Paratigí do Barão foi, segundo a tradição, uma antiga casa fortificada construída pelos portugueses no século XVII, para expansão da cultura portuguesa no sertão baiano. Segundo Ivan Fonseca (Premio Global 500 ONU – 1990), que escreveu um artigo sobre a casa, ela possui mais de 300 anos e localiza-se na região dos Índios Payayás, na Sesmaria que pertenceu a João Peixoto Veigas, Vice-Governador da Província da Bahia. O mais antigo proprietário de que se tem notícia foi uma senhora conhecida como D. Rosa, que deixou a propriedade para seu filho, Dr. Oscar, sendo adquirida em 1952, por Jovelino Rodrigues de Cerqueira. Este morreu no ano de 1963, deixando a propriedade para seus filhos, que a venderam a Osvaldino Pereira Rodrigues.
Fonte: Ipac-BA.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
SIPAC
Meus Sertões


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.