Recife – Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos


Imagem: Google Street View

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos foi construída em 1630 pela associação de escravos negros e é um dos marcos da formação de Recife – PE.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Localização: Rua Larga do Rosário – Recife – PE
Número do Processo: 759-T-1965
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 481, de 08/07/1965
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.

Governo do Estado de Pernambuco
CEC-PE – Conselho Estadual de Cultural de Pernambuco
FUNDARPE – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco

Nome atribuído: Igreja N. Sra. do Rosário dos Pretos – Recife
Livro do Tombo: LIVRO Nº II – EDIFÍCIOS E MONUMENTOS ISOLADOS

Descrição: Localizada no bairro de Santo Antônio, na cidade de Recife, Pernambuco. Foi construída em 1630 pela Irmandade dos Homens Pretos da Vitória, associação constituída por escravos negros, e é um dos marcos da formação do município. A Igreja passou por reformas e atualmente conta com a nave, corredores laterais com galerias sobrepostas, coro, capela-mor, sacristia e salões para utilidades diversas.
A igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos passou por diversas reformas, como sua ampliação e a reconstrução de seu frontispício, entalhado por Manuel Pais de Lima. As obras iniciaram em 1750 e terminaram em 1777. Para sua reconstrução, participaram também oficiais carpinteiros e marceneiros e o famoso entalhador Manuel Alvarez. A igreja se tornou um ícone da arte barroca e foi inspirada nos conventos franciscanos.
Sua construção é típica das existentes na segunda metade do século XIII, e sua fachada possui uma só torre, um frontispício com volutas, um rosário e cinco grandes portas, sendo que no nicho de uma delas está presente uma imagem de Nossa Senhora do Rosário, datada do período em que a igreja foi fundada. Há também, no consistório, uma imagem de São Benedito, de 1753. Em seu interior, podem-se observar, entre outros elementos, as talhas do altar-mor, os móveis da sacristia e um painel, pintado sobre o forro primitivo. Nele, está representada a Virgem Maria, rodeada por querubins mulatos, entregando o rosário a São Domingos. No corredor lateral, encontra-se uma galeria de arte. Também podem ser encontradas, dentro da igreja, imagens de santos, em sua maioria negros, como São Benedito, São Baltazar e Santa Efigênia.
Fonte: Unesp.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS

MAIS INFORMAÇÕES:
UNESP
Fundaj
Patrimônio Espiritual
Patrimônio de Influência Portuguesa
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.