Ribeirão Pires – Igreja Nossa Senhora do Pilar


Imagem: Condephaat

A Igreja Nossa Senhora do Pilar, em Ribeirão Pires-SP, de pequenas dimensões, é um importante exemplar arquitetônico do século XVIII.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído: Igreja Nossa Senhora do Pilar
Localização: Bairro do Pilar – Ribeirão Pires-SP
Número do Processo: 00523/75
Resolução de Tombamento: Resolução de 24/04/1975
Publicação do Diário Oficial: Poder Executivo, Seção I, 26/04/1975, p. 37
Livro do Tombo Histórico: Nº inscr. 97, p. 13, 06/05/1975
Descrição: Antônio Correa de Lemos foi nomeado capitão-mor de Caaguassu e, em pagamento de uma promessa, mandou erigir a Capela do Pilar Velho que se tornou o centro das romarias da região. Neste local originou-se um povoado que, em 1831, transformou-se no Bairro do Pilar, vinculado à Freguesia de São Bernardo. A capela constitui-se em importante exemplar arquitetônico do século XVIII. De pequenas dimensões, apresenta em sua elevação frontal uma torre, acréscimo feito em 1809, e, no trecho que corresponde à nave, apenas uma porta, com verga em arco pleno. Lateralmente, a fachada apresenta uma varanda reentrante, típica das construções bandeiristas. A edificação chegou até os dias de hoje praticamente inalterada.
Fonte: Processo de Tombamento.
Descrição: Erguida 1714 pelo Capitão-Mor Antônio Corrêa de Lemos e abençoada pelo Frei Pacífico, no dia 25 de março de 1714. A capela constitui-se em importante exemplar arquitetônico do século XVIII. De pequenas dimensões, apresenta em sua elevação frontal uma torre, acréscimo feito em 1809, e, no trecho que corresponde à nave, apenas uma porta, com verga em arco pleno. Lateralmente, a fachada apresenta uma varanda reentrante, típica das construções bandeiristas. A edificação chegou até os dias de hoje praticamente inalterada.
Fonte: Catp.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
CATP


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *