Rio Branco – Árvore Gameleira


Imagem: Governo do Estado

A Árvore Gameleira foi tombada pela Prefeitura Municipal de Rio Branco-AC por sua importância cultural para a cidade.

FGB – Fundação Municipal de Cultura Esporte e Lazer Garibaldi Brasil
CPC – Coordenadoria de Patrimônio Histórico Cultural
Nome Atribuído: Árvore Gameleira
Localização: R. Brigadeiro Eduardo Assmar – Segundo Distrito – Rio Branco-AC
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 752, de 28 de dezembro de 1981

Descrição: Ficou tombada para o Patrimônio Histórico Municipal de Rio Branco a Árvore Denominada Gameleira, situada na volta da Rua Brigadeiro Eduardo Assmar no Segundo Distrito.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Localizada à margem direita do rio Acre está a Gameleira. No local é possível encontrar a centenária árvore que deu nome ao local, símbolo de perseverança e resistência do povo acreano e que serviu de referencial para a fundação da capital, no fim do século 19. Atualmente, o espaço é um grande calçadão, que hospeda pequenas lanchonetes, bancos para observação do manancial e o mastro da bandeira acreana.
Fonte: Governo do Estado.

Descrição: Em relação à configuração espacial de Rio Branco, durante todo este período a área urbana da cidade se restringiu a uma estreita faixa de terra na margem direita do rio Acre, que correspondia a uma parte da área pertencente à Neutel Maia. Inicialmente foi a Casa Nemaia e Cia., situada diante da enorme gameleira que assinalava o porto da Volta da Empreza, que serviu como referência para a construção de uma série de outros prédios seguindo o traçado da margem do rio. Formou-se, assim, um primeiro arruamento onde se estabeleceram hotéis, restaurantes, casas comerciais e residenciais construídos com a madeira que era abundante nos arredores dessa primeira rua do povoado (atualmente chamada de Rua Eduardo Assmar).
Com a extensão e adensamento da primeira rua organizam-se três áreas distintas que constituem os primeiros “bairros” do povoado. Uma pequena área residencial de trabalhadores que ocupam as terras da volta do rio Acre, acima da Gameleira, denominada Canudos. O centro do povoado da Volta da Empreza, propriamente dito, era constituído pela rua ao longo da margem do rio, no trecho entre a Gameleira e o local onde está a cabeceira da Ponte Metálica. Finalmente, formou-se outro pequeno bairro de trabalhadores, que por abrigar os habitantes afro-descendentes da cidade, recebe o peculiar nome de Rua África. Este torna-se extensão da única rua da cidade na direção do igarapé da Judia, formado quase que exclusivamente por precárias casas de palha.
Fonte: Prefeitura Municipal.

BENS RELACIONADOS:
Rio Branco – Árvore Gameleira
Rio Branco – Conjunto Arquitetônico da R. Senador Eduardo Assmar
Rio Branco – Conjunto Arquitetônico do Novo Mercado Velho

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.