Rio Branco do Sul – Gruta de Lancinha


Imagem: CPC

A Gruta de Lancinha é uma das numerosas cavernas, mergulhadas em rochas dolomíticas, que compõem a sub-região do Votuverava do Grupo Açungüi.

CPC – Coordenação do Patrimônio Cultural
Nome Atribuído: Gruta de Lancinha
Localização: Lancinha do Pioli – Rio Branco do Sul-PR
Número do Processo: 002/86
Livro do Tombo: Inscr. Nº 18-I

Descrição: Na parte setentrional do primeiro planalto, a cerca de 30 Km de Curitiba, situa-se a região montanhosa do Açungüi, batizada desse modo por Ter sido seu relevo entalhado pelo rio assim denominado. É nessa área que se dá a ocorrência de numerosas cavernas, mergulhadas em rochas dolomíticas, compondo uma sub-região geologicamente classificada como formação Votuverava do Grupo Açungüi.
Destacam-se pela beleza das estalactites e pelas dimensões de seus interiores as grutas de Itapicuruçu, a das Fadas e a de Lancinha, esta gruta calcária e o mais importante bem espeleológico registrado mo estado do Paraná.
Habitat de fauna pouco estuda, é depositária de fósseis e possivelmente, de testemunhos pré histórico de ocupação humana. Aproximadamente um quarto de sua extensão, estimada em 1700m, é percorrida pelo ribeirão Lancinha, que contribui para a formação de remansos de água cristalina. Esses trechos resultaram em espaços de magnifica beleza pela reflexão nos espelhos d’água, das abóbadas naturais, entremeadas de rebuscadas estalactites de calcário branco.
Fonte: CPC.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
CPC
Espirais do Tempo


1 comments

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *