Rio Branco – O Casarão


Imagem: Governo do Estado

O Casarão, em Rio Branco-AC, foi construído na década de 1930 por Abdon Massari. Foi residência de governador de ex-território do Acre e espaço de atividades culturais e ponto de encontro de artistas e intelectuais.

DPHC – Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural
Nome atribuído: O Casarão
Outros Nomes: Casa de Fontenele
Localização: Av. Brasil, nº 310 – Centro – Rio Branco-AC
Resolução de Tombamento: 28/08/2009
Processo de Tombamento

Descrição: Construído na década de 1930 por Abdon Massari, a casa abrigou residência de governador de ex-território do Acre e foi espaço de atividades culturais e ponto de encontro de artistas e intelectuais. O Casarão foi o bar e restaurante que se tornou um marco na história recente de Rio Branco e, por extensão, do Acre, mas abrigou a também a residência da família do Coronel Fontenele de Castro,  ex-governador do Acre.
No princípio, o espaço se constituiria em território da esquerda, mas acabou virando um caldeirão de correntes e idéias convergentes e divergentes – e todos saboreavam a vida dançando, comendo, bebendo, debatendo e promovendo a tolerância.  Além de democrático era, por essência, de vanguarda. O espaço serviu de local de trabalho para muita gente produzir literatura, poesia e peças de teatro, tornando-se palco de inúmeras campanhas, exposições, propagandas diversas, reuniões de grupos de trabalho e muito mais.
Manoel Fontenele de Castro, primeiro morador do Casarão, comandou a Guarda Territorial e governou o Estado. Era um homem que, sobretudo, amava o Acre. De coração generoso, abriu a única  piscina da região  para uso quase público. Fontenele de Castro nasceu em 8 de junho de 1898, em Viçosa, no Ceará, sendo o terceiro homem de uma família de onze filhos do casal José Castro e Maria Fontenele de Castro.  Saiu do Ceará fugindo da seca e embarcou no navio a lenha que o levou no rio Envira, em Feijó, para ser seringueiro, aos vinte anos, em 1918. Em Rio Branco ingressou na Polícia Militar do Território Federal do Acre. Graduou-se a postos maiores na graduação da milícia territorial, até comandá-la. Sua atuação na área civil estendeu-se aos cargos de delegado de Obras, delegado de Polícia, chefe de Polícia, secretário-geral do Governo, prefeito de Rio Branco. Governou o Território Federal do Acre interinamente por cinco vezes até ser nomeado governador titular pelo presidente Juscelino Kubitschek. Como governador, Fontenele de Castro ergueu prédios, abriu estradas, construiu pistas de pouso e fez portos, entre outras que o consolidaram como chefe político atuante de tal forma que, no Território e no Estado por cuja autonomia lutou ferrenhamente, deixou sua marca na história desta terra que adotou como sua.
Em outra fase do prédio, restaurante O Casarão recebeu esse nome da família que o alugou de Darci Fontenele, herdeiro do coronel, e foi o primeiro a servir comida regional e alimento natural no Acre. O espaço possui características arquitetônicas ecléticas, que mesclam diversos elementos de diferentes épocas, representando um estilo regional com influência européia. Agora, após um longo período de abandono, ele foi amplamente reformado pelo Governo do Estado do Acre, mantendo a maior parte de suas características arquitetônicas.  Além disso, a parte superior do Casarão ganhou três novas salas, uma em homenagem ao jornalista cultural Chico Pop, outra de memória do próprio espaço, além de sala de multimeios e a terceira especialmente para exposição de artesanato.
As intervenções para revitalizar o prédio foram as mais cuidadosas. “Utilizamos fotos antigas para garantir as características originais”, disse o secretário de Obras Públicas, Eduardo Vieira. A área trabalhada é de 405,12 metros quadrados. Elementos de época foram mantidos mas os “puxadinhos”, que não tinham relação com a planta original, foram removidos. Os serviços realizados foram a substituição das paredes em madeiras, preservando as da presente época; reforço estrutural nos pilares de época;  substituição  do forro; troca da estrutura de cobertura e telhamento; troca da pavimentação do térreo e superior em tábuas; troca de toda a instalação elétrica/lógica/ar condicionado/incêndio/hidrossanitária; criação de um estar com bancos e lixeiras; manutenção, no andar superior, das três salas originais; e ampliação em alvenaria que contemplou três pavimentos. O acesso principal tem rampa para portadores de necessidades especiais. Toda a área é hotspot, com acesso livre à internet através do programa Floresta Digital.
Fonte: Governo do Estado.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Governo do Estado
Governo do Estado
Ministério da Cultura


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.