Rio de Janeiro – Antigo Convento do Carmo


Imagem: Fulviusbsas

O Antigo Convento do Carmo é um dos maiores e mais importantes edifícios coloniais do Rio de Janeiro. Localizado na Praça XV de Novembro.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Casa à Praça Quinze de Novembro, nº 101 (antigo Convento do Carmo), atual sede da Academia de Comércio
Localização: Praça Quinze de Novembro, nº 101 – Rio de Janeiro – RJ
Número do Processo: 689-T-1962
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 375, de 31/07/1964
Uso Posterior: Faculdade Cândido Mendes
Uso Atual: A partir de 05/2022 = Centro Cultural da Procuradoria Geral do Estado, com biblioteca, salão de exposições e bistrô, e também salas de aula da Escola Superior de Advocacia Pública (Esap) e o Centro de Estudos Jurídicos (Cejur)

Descrição: A origem da igreja é a Ermida de Nossa Senhora do Ó, construída pelos beneditinos na praia nos arredores do Morro do Castelo, núcleo original da cidade. Os carmelitas, na sua chegada à cidade em 1590, ocupam a capela, e alguns anos mais tarde, em 1619, iniciam a construção do seu convento. O edifício retangular ainda existente é apenas parte do complexo original. Nele são seiscentistas o rés‐do‐chão e o primeiro sobrado, com vãos em verga reta. O segundo sobrado já é obra do século XVIII, anterior a 1760, provavelmente da mesma época do sobrado dos Teles de Meneses, pois ambos apresentam janelas rasgadas com balcão e arco abatido com sobreverga. Através do grande vão em arco pleno se ingressava no pátio do convento. Com a chegada da corte portuguesa em 1808, o edifício foi requisitado para hospedar a rainha D. Maria I e seu séquito. Na época foi construído um passadiço que o ligava ao paço. A igreja conventual foi construída a partir de 1761, depois que a primitiva capela desabou. Quando o príncipe regente a requisitou para servir de capela real, a decoração interna ainda não havia sido totalmente concluída. É uma igreja de nave única retangular, com arcadas, tribunas e capela‐mor muito profunda. As arcadas foram transformadas no decorrer do século XIX nas atuais capelas laterais. O conjunto decorativo predominante é um esplêndido exemplo do rococó carioca. A decoração do cruzeiro, nave e capela‐mor é obra do entalhador Inácio Ferreira Pinto, realizada ainda no século XVIII. As capelas laterais da nave foram decoradas no século XIX pelo alemão Thomas Driendl com os mesmos motivos rococós da nave; a única exceção foi a capela do Santíssimo, de gosto neo‐clássico. As pinturas dos apóstolos entre as tribunas da nave e da capela‐mor são da autoria de José Leandro de Carvalho. Em 1997, realizaram‐se obras no interior, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Externamente a igreja se encontra muito modificada. Apresentava originalmente torre rústica com copiar, e era ligada ao convento.
José Simões Belmont Pessôa
Fonte: Patrimônio de Influência Portuguesa.

INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Nome atribuído: Antigo Convento do Carmo
Localização: Praça Quinze de Novembro, nº 101 – Rio de Janeiro – RJ
Número do Processo: E-8/001.323/2008
Tombamento Provisório: 08/06/2008
Descrição: Em meados do século XVI, tendo por núcleo a capela de Nossa Senhora do Ó, os carmelitasiniciaram a edificação de seu conventonas ilhargas da capela, na antiga rua Direita. Edificação de grande relevância histórica,que integra a ocupação inicial da cidade doRio, abrigou entre 1611 e 1808 o Convento do Carmo, passando, com a chegada da FamíliaReal, a ser residência da Rainha D. Maria Ie, posteriormente, sede do Instituto Históricoe Geográfico Brasileiro e Faculdade deDireito Cândido Mendes. O antigo Conventodo Carmo, um dos maiores e mais importantes edifícios coloniais da cidade, tem seu corpo principal, voltado para a Praça XV de Novembro, constituído por três pavimentos com cobertura em quatro águas em telhas canal e extensa fachada organizada por doze vãos, arrematada nas extremidades por cunhais em cantaria. O antigo Convento foitombado pelo IPHAN em 1964.
Fonte: Inepac.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Inepac
Patrimônio de Influência Portuguesa
Lineker Bis Hoffmann
Wikipedia


7 comments

  1. Tania Brandao |

    Gostaria de saber o que funciona atualmente no prédio (2021) e como visitar o seu interior. Tinha sido retomado pelo Estado, estava em recuperação.

  2. como saber o horário de visitação, telefone para marcação de visitas guiadas, exigências covid e demais detalhes que possam ser transmitidos
    ex: as visitas só podem ser feiras com guias?

    1. Boa noite,
      Sugerimos que entre em contato com a Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ), que foi responsável pela reforma do local. Seguem os contatos que encontramos online.
      Telefone: (21) 2332-7136
      Atenciosamente,
      Equipe iPatrimônio

  3. Denise Goulart |

    como fazer para visitar o convento?
    dias /horários/valor entradas
    precisa agendamento?
    tem visita guiada?

    sou de aracaju

    1. Boa noite,
      Sugerimos que entre em contato com a Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ), que foi responsável pela reforma do local. Seguem os contatos que encontramos online.
      Telefone: (21) 2332-7136
      Atenciosamente,
      Equipe iPatrimônio

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.