Rio de Janeiro – Antigo Museu do Índio


Imagem: Inepac

O Antigo Museu do Índio, no Rio de Janeiro – RJ, foi tombado por sua importância arquitetônica, histórica e cultural.

INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Nome Atribuído: Antigo Museu do Índio
Localização: R. Mata Machado, nº 126 (ou nº 127) – Maracanã – Rio de Janeiro-RJ
Processo de Tombamento: E-18/001.128/2013
Tombamento Provisório: 13/08/2013

Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) – Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro (PMRJ)
Nome Atribuído: Antigo Museu do Índio, Atual Aldeia Maracanã
Localização: R. Mata Machado, n° 127 – Maracanã – Rio de Janeiro-RJ
Resolução de Tombamento: Decreto n° 37531 de 09/08/2013 – D.O. Rio de 12/09/2013
Tombamento: definitivo
Processo: não existe

Descrição: A região onde hoje estão localizados o estádio do Maracanã e o casarão da rua Mata Machado, 126 (ou 127), o antigo Museu do Índio, pertencia à Freguesia do Engenho Velho, fazendo parte atualmente da região denominada “Grande Tijuca”. A rua Mata Machado foi criada em 1918 e integra atualmente o bairro Maracanã, da IX RA – Vila Isabel. Segundo o estudo realizado, as informações sobre as origens do prédio são imprecisas, mas a documentação disponível nos leva a crer que o imóvel realmente é do início do século XX.

O imponente prédio que abrigou o Museu do Índio é resultado da influência europeizante sofrida pela arquitetura eclética brasileira do início do século XX. Com a criação do Serviço de Proteção ao Índio (1910), pelo Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, ficou estabelecido que seria organizado um museu em homenagem aos primeiros ocupantes do território brasileiro. Em 1953, o etnólogo Darcy Ribeiro chefiou a Seção de Estudos do SPI e era auxiliado pelo especialista em linguística, Max Boudin. Nessa época o Presidente do SPI era José Maria da Gama Malcher e o Marechal Rondon presidia o Conselho Nacional de Proteção ao Índio O Museu do Índio foi inaugurado em 19 de abril de 1953, com a presença do Marechal Rondon.

O Projeto do Museu – considerado na época uma inovação da técnica museográfica – adaptou o andar superior do prédio do Ministério da Agricultura e ficou a cargo do arquiteto Aldary Toledo. […] Além do vasto e valioso trabalho […] o Museu teve seu percurso marcado por um intenso diálogo com outras instituições culturais e educacionais. Graças a esse espírito aberto e dinâmico, o Museu modernizou de modo sensível seu atendimento ao público e suas pesquisas de campo. Iniciada em 1972, a direção de Ney Land teve como principal objetivo a mudança de sede do Museu. […] seu destino foi um prédio tombado pelo SPHAN na rua das Palmeiras 55, Botafogo. A mudança ocorreu em 1977 […] Desde então, a antiga sede ficou sem uso, até chegar ao completo abandono.

O prédio localizado na rua Mata Machado, 126 (ou 127), ao lado do estádio do Maracanã, que abrigou o Museu do Índio, de 1953 a 1977, cumpriu um importante papel na história museológica do Rio de Janeiro, inclusive inovando na concepção museográfica. Foi visitado por milhares de pessoas e teve uma atuação significativa na preservação da cultura dos povos indígenas que habitavam e ainda habitam o território brasileiro.
Fonte: Inepac.

FOTOS:


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.