Rio de Janeiro – Casa de Banhos de D. João VI


Imagem: Halley Pacheco de Oliveira

A Casa de Banhos de D. João VI, no Rio de Janeiro-RJ, é uma casa térrea de arrabalde de fins do século XVIII ou início do XIX.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Casa de Banhos de D. João VI – Praia do Cajú, nº 115, atual nº 385
Localização: Praia do Cajú, nº 385 (antigo nº 115), Cajú – Rio de Janeiro-RJ
Número do Processo: 26-T-1938
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 17, de 20/04/1938
Uso Atual: Museu da Comlurb

Descrição: Casa térrea de arrabalde de fins do século XVIII ou início do XIX. O nome deriva da tradição dela ter sido utilizada por Dom João VI para fazer tratamento médico na praia em frente.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Patrimônio de Influência Portuguesa
Wikipedia


2 comments

  1. Juliana Muniz |

    Boa tarde!
    Solicito ao IPHAN que zele pela Casa Banho, situada no bairro do Caju/RJ. Fechada para o público há bastante tempo, esse importante local histórico está se deteriorando!
    Juliana Muniz

  2. Ricardo Costa Souza |

    Boa noite. É com muita tristeza que acompanho o processo de destruição desse lindo patrimônio histórico nacional, uma destruição sistematicamente planejada, porque o Caju está condenado a virar um bairro para usos sujos e, os representantes da prefeitura, há anos, desviam seus olhares para os problemas que afetam esse bem tombado. Peço urgência na reforma à Secretaria de Cultura da Prefeitura junto ao IPHAN para que possamos trazer de volta os tempos das festas juninas, tendo a Casa de Banhos como cenário, dos grandes saraus, serestas e sessões de cinema no interior da Casa e das procissões marítimas, outro bem imaterial que há muito se acabou no Caju, cujo roteiro por terra passava pela Casa de Banhos. Tenho certeza que a Casa será a precursora da mudança de qualidade que esperamos para o bairro. Será através dela que outros benefícios virão para o bairro.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.