Rio de Janeiro – Casa do Estudante Universitário


Imagem: UFRJ

A Casa do Estudante Universitário, no Rio de Janeiro-RJ, surgiu em 1965. Durante 30 anos, abrigou de forma gratuita estudantes universitários de todo o país.

INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Nome atribuído: Casa do Estudante Universitário (Hotel Sete de Setembro, Internato da Escola de Enfermagem Ana Neri), na Av. Rui Barbosa nº 762, Flamengo _ IV RA
Localização: Av. Rui Barbosa, nº 762 – Flamengo – Rio de Janeiro – RJ
Processo de Tombamento: E-03/11.357/83
Tombamento Provisório: 05/05/1983
Tombamento Definitivo: 15/06/1989

Descrição: […] a já extinta residência estudantil, que, durante 30 anos, foi uma importante referência nacional de espaço democrático e foco de resistência à ditadura militar, tendo propiciado a formação de inúmeros núcleos de movimentos sociais e políticos, além de ter sido imponente centro cultural, abrigo de inúmeros artistas e suas diversas expressões de linguagem.
[…] abrangência do ambiente da Casa, que abrigou de forma gratuita, sem distinção de valores e ideologias, estudantes universitários de todo o país que pretendiam cursar uma universidade, mas não tinham recursos para se manter na cidade do Rio de Janeiro.
[…]
A Casa do Estudante surgiu em 1965 e funcionava, inicialmente, na rua Visconde de Maranguape, 26 , na Lapa. Depois, com a reurbanização do bairro, em 31 de agosto de 1973, os estudantes foram transferidos para o endereço da Avenida Rui Barbosa, 762, no Flamengo, em um prédio da UFRJ até então desativado. Nesse período inicial, a Casa era organizada por meio da autogestão, coordenada pelos próprios moradores, no caso, os alunos.
Em um primeiro momento, a renda e os recursos para a manutenção da CEU vinham da administração simultânea de um albergue no local. Segundo os autores João Bosco e Carlos Dei, a UFRJ era responsável apenas pelo pagamento das contas de luz e água do prédio, o que a partir de 1982 também deixou de acontecer.
[…]
[…] o declínio da CEU, que culminou em seu fim em 1995, foi o resultado de problemas como o envolvimento de alguns dos residentes com tráfico de drogas, o que ocasionou a morte de um dos estudantes e acabou deixando uma imagem negativa na memória das pessoas.
[…]
“A CEU revolucionou a nossa e a vida de muitos estudantes sem recursos familiares, que não viam perspectivas para cursar uma universidade e pagar alojamento, bem como a vida de grandes artistas – que não encontravam um espaço livre e democrático, meio anarquista, para pesquisarem e desenvolverem suas linguagens, preparando-se para a vida profissional e que, hoje, ocupam importantes espaços nas variadas áreas das atividades sócio-político-econômicas do país”. (João Bosco)
Fonte: UFRJ.

Descrição: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais – IFCS/UFRJ, antiga Escola Politécnica, Escola Nacional de Engenharia da universidade do Brasil, no Largo de São Francisco – Centro. Casa do Estudante Universitário (Hotel Sete de Setembro, Internato da Escola de Enfermagem Ana Neri), na Av. Rui Barbosa nº 762, Flamengo.
Fonte: Inepac.

CONJUNTO:
Rio de Janeiro – Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ)
Rio de Janeiro – Casa do Estudante Universitário

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
UFRJ


1 comments

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *