Rio de Janeiro – Casa R. Mayrink Veiga, nº 9


Imagem: Google Street View

A Casa à R. Mayrink Veiga, nº 9, no Centro do Rio de Janeiro-RJ, é o último exemplar de um conjunto urbano constituído por mais de sessenta unidades.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Casa à R. Mayrink Veiga, nº 9
Localização: R. Mayrink Veiga, nº 9, Centro – Rio de Janeiro-RJ
Número do Processo: 853-T-1972
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 437, de 29/06/1972

Descrição: O edifício é o último exemplar de um conjunto urbano constituído por mais de sessenta unidades dispostas ao longo dessa Rua e da Rua dos Beneditinos, perpendicular a ela. Conjunto construído por iniciativa do benemérito português João Maria Colaço de Magalhães, Visconde de Coneixa, segundo projeto do arquiteto Domingos Monteiro, também português, e documentado no “Mapa Architectural” de 1874, de autoria de João da Rocha Fragoso. Se trata de precioso remanescente desse empreendimento arquitetônico-urbanístico que, depois, não teve igual.
As sessenta e tantas casas (as primeiras demolições datam da abertura da “Avenida Central”) apresentavam todas, no térreo, o mesmo tema paladiano de um vão maior em arco de volta redonda ladeado por vãos de verga reta ã altura das impostas, um dos quais, no caso, de acesso ao sobrado. Sobre este primeiro piso, corre de fora a fora, tal como se vê neste exemplar que sobrou, uma sacada de cantaria com apurado perfil, guarnecida por um guarda-corpo de ferro re risco neoclássico, para onde se abrem portas-janelas ã francesa, com bandeiras envidraçadas divididas por cordões dispostos diagonalmente, vãos estes rematados por cornijas retas. No segundo sobrado as janelas são arqueadas e de menor porte. Tudo encimado por um entablamento corrido e platibanda para esconder o telhado e rematar a composição.
Fonte: Processo de Tombamento.

Observação iPatrimônio: Sobre o bem foi construído o Condomínio Edifício Mayrink Veiga (MV9) de múltiplos pavimentos, segundo instrução do Iphan.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Portal do Patrimônio


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *