Rio de Janeiro – Chafariz das Saracuras


Imagem: Halley Pacheco de Oliveira

O Chafariz das Saracuras é de autoria atribuída a Mestre Valentim e está localizado no pátio central do Convento do Rio de Janeiro-RJ.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Chafariz das Saracuras
Localização: Praça General Osório, Ipanema – Rio de Janeiro – RJ
Número do Processo: 99-T-1938
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 66, de 30/06/1938

Descrição: No tempo do Vice-Rei Conde de Resende (1790-1801), as águas foram canalizadas até o Convento da Ajuda. Nesta mesma época foi construído o Chafariz das Saracuras, de autoria atribuída a Mestre Valentim e localizado no pátio central do Convento. Em conseqüência da demolição do Convento da Ajuda, que se situava na área hoje denominada Cinelândia, o chafariz foi doado à Municipalidade pelo Cardeal Arcoverde, em 1911, e removido para o centro da Praça General Osório, em Ipanema.
Segundo descrição do arquiteto A. Silva Telles, o chafariz está composto “sobre uma plataforma elevada, de planta circular para a qual se tem acesso através de quatro escadas que se alternam com outros tantos tanques, eleva-se uma taça de grande porte. Sobre essa taça assenta-se um cilindro, suporte de um esguia pirâmide de base quadrada, encimada por uma cruz de ferro. Todo chafariz é de primorosa cantaria, sendo, porém de mármore as armas do Conde de Rezende e a cartela com dizeres, que existem sobrepostas a uma das faces da pirâmide. Antigamente, a água era vertida para a taça, pelo bico de quatro saracuras, representadas em bronze, que se fixavam no pé da pirâmide, para os tanques inferiores, as águas escorriam de figuras de cágados, também de bronze, colocadas em suas bordas. Essas esculturas não mais existem, havendo no Museu da Cidade, tão somente, cópias dos primitivos cágados”. Existe uma antiga fotografia de Malta com o chafariz ainda no convento.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS

MAIS INFORMAÇÕES:
Inventário dos Monumentos RJ
Wikipedia
Prefeitura
Iphan
Iphan
Patrimônio de Influência Portuguesa


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.