Rio de Janeiro – Chafariz de Grandjean de Montigny


Imagem: Denis Gahyva

Em 1846, Grandjean de Montigny realizou um projeto para o chafariz que deveria ocupar o chamado Rocio Pequeno, depois chamada Praça Onze de Junho.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Chafariz de Grandjean de Montigny
Outros Nomes: Chafariz da Praça Onze de Junho; Chafariz da Praça Afonso de Vizeu
Cidade: Rio de Janeiro-RJ
Localização: Praça Afonso de Vizeu, Alto da Boa Vista – Rio de Janeiro – RJ
Número do Processo: 154-T-1938
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 24-A, de 11/05/1938

Descrição: Em 1846, durante o reinado de D. Pedro II foi realizado pelo arquiteto Grandjean de Montigny um projeto para o chafariz que deveria ocupar o chamado Rocio Pequeno, depois chamada Praça Onze de Junho. No entanto, as obras realizadas para construção do chafariz não corresponderam ao projeto inicial, o que gerou protestos por parte dos professores da Academia de Belas Artes. O arquiteto Grandjean de Montigny foi professor da Academia Imperial de Belas Artes e chegou ao Brasil em 1816, como membro da Missão Francesa. Defendeu uma arquitetura de linhas classicizantes, através de seus trabalhos como arquiteto e como professor.
Segundo o arquiteto A. Silva Telles, o chafariz está composto “sobre uma plataforma elevada, de planta circular, para a qual se tem acesso por duas escadas, que intercalam outros tantos tanques, assenta-se ampla bacia, também circular, na qual nasce um pedestal cilíndrico – que apresenta, na superfície, quatro esculturas de bronze de cabeça de leão – suporte de uma taça de perfil desenvolto da qual emerge uma peanha também de bronze”. Com a construção da Av. Presidente Vargas, o chafariz foi transferido para a Praça Afonso Vizeu, no Alto da Boa Vista.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS

MAIS INFORMAÇÕES:
Inventário dos Monumentos RJ
Instituto Pinheiro
Wikipedia
Itaú Cultural


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *