Rio de Janeiro – Coleção Geyer


Imagem: Turazzi, 2006

A coleção Geyer reúne livros, álbuns, pinturas, gravuras, litografias, desenhos, mapas e objetos de arte reunidos durante 40 anos, totalizando 4.255 obras.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Coleção Geyer
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Número do Processo: 1545-T-2007
Livro do Tombo Histórico: Inscrição homologada

Descrição: Doada ao Museu Imperial pelo casal Maria Cecília e Paulo Fontainha Geyer em abril de 1999, a Casa Geyer se tornou uma subunidade do museu petropolitano. O tombamento de sua coleção foi aprovado em 04 de dezembro de 2014, em Brasília- DF, durante a 77ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.
A coleção reúne livros, álbuns, pinturas, gravuras, litografias, desenhos, mapas e demais objetos de arte reunidos durante 40 anos, totalizando 4.255 obras. Com o falecimento dos doadores, o Museu Imperial assumiu a coleção e a edificação que a abriga, localizada no Cosme Velho, aos pés do Cristo Redentor, tendo como objetivo principal torná-la espaço aberto ao público, cumprindo o desejo do casal.
Os futuros visitantes terão acesso a imagens do Rio de Janeiro real e imperial, seus logradouros, sua gente e natureza ali destacados. São 1.120 itens iconográficos produzidos por artistas de várias nacionalidades, 2.590 livros que enfatizam registros de viajantes e cronistas em terras brasileiras durante o século XIX. Dentre os itens de arte decorativa, o total de objetos chega a 466, e é formado por quase 200 pinhas de cristal e vidro, móveis de madeira, em miniatura, trabalhados em marfim e a lanterna de prata que adornava a carruagem cerimonial de d. Pedro II, fazendo desse conjunto uma referência em nosso país.
A Coleção Geyer representa um fenômeno singular na história do Colecionismo nacional, pois é o resultado de uma meticulosa atividade de identificação, localização e captura de objetos de arte conduzida pelo gosto privilegiado de apreciadores das Belas Artes. Assim, a Coleção Geyer é, ao mesmo tempo,um registro visual de um longo período da história nacional e um importante capítulo da história cultural brasileira contemporânea.
O Museu Imperial trabalha para que Casa e coleção estejam abertas à visitação pública em 2018.
Fonte: Museu Imperial.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Maria Inez Turazzi
Museu Imperial
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.