Rio de Janeiro – Conjunto Residencial do Parque Guinle


Imagem: Google Street View

O Conjunto Residencial do Parque Guinle, em Rio de Janeiro-RJ, foi tombado por sua importância cultural. Projeto de Lúcio Costa.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Conjunto constituído pelos edifícios à R. Gago Coutinho, nº 66, e à R. Paulo César de Andrade, nº 70 e 106, Núcleo inicial do denominado Conjunto Residencial do Parque Guinle
Localização: R. Gago Coutinho, nº 66; R. Paulo César de Andrade, nº 70 e 106 – Rio de Janeiro – RJ
Número do Processo: 1110-T-1984
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 577, de 16/04/1986

Descrição: Numa área desmembrada da propriedade do industrial Eduardo Guinle foi aberta a Rua Paulo César de Andrade, e no seu lado direito foram construídos três edifícios residenciais, a partir de projeto do arquiteto Lúcio Costa. O edifício Nova Cintra, com entrada pela Rua Gago Coutinho tem à sua esquerda o antigo portão nobre da residência dos Guinle. O edifício possui lojas no térreo e oito pisos. Já os edifícios Bristol e Caledônia possuem pavimentos sobre pilotis. Os edifícios possuem apartamentos médios e grandes, sendo que todos possuem pisos com unidades duplex. Todo o conjunto foi concebido em ótica e técnica avançadas para a época de sua construção, a qual utiliza elementos como: combogós cerâmicos, conjunto de placas verticais, “brise-soleils” e elementos reinterpretativos da arquitetura antiga brasileira.
Fonte: Iphan.

Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) – Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro (PMRJ)
Nome Atribuído: Parque Guinle Localização: Rio de Janeiro-RJ
Resolução de Tombamento: Lei n° 3.238 de 12/06/2001 – DO Rio de 18/06/2001
Tombamento: provisório / Averbado: não

Descrição: Parque Guinle Com Equipamentos e Mobiliários: Lago; Casa dos Cisnes; Fontes; Córregos; Alamedas; Vegetação Existente; Casa da Administração; Sanitários, Playground; Aparelhos de Ginástica; Iluminação e Portal.
Fonte: IRPH.

FOTOS:

VÍDEO:

Fonte: TV ALERJ.

MAIS INFORMAÇÕES:
A Casa Senhorial
Archdaily
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *